22 março 2010

Limpar Portugal - Vila Flor (2)

No dia 20 de Março, tal como no resto do país, também em Vila Flor se juntou um grupo de voluntários com o objectivo de limpar as lixeiras clandestinas espalhadas um pouco por todo o concelho. Foi feita uma campanha de angariação de voluntários junto dos jovens, foram contactadas todas as juntas de freguesia do concelho e algumas instituições.
As lixeiras clandestinas foram previamente localizadas, georreferenciadas e caracterizadas. Sem se tratar de um trabalho exaustivo, recorrendo à experiência de alguns atletas do clube de BBT de Vila Flor, foram registadas num espaço criado para o efeito na Internet, cerca de 40 lixeiras.
O dia 20 amanheceu cinzento e chuvoso. Longe da ideia de dormir mais algumas horitas na manhã fria, um grupo de voluntários juntou-se junto à Câmara Municipal e partiu em direcção a Valtorno.
O frio da manhã foi esquecido rapidamente quando se “enfrentou” a primeira lixeira. O grupo dividiu-se e começou a limpeza numa área situada entre Valtorno e o santuário de Santa Cecília, pertencente a Seixo de Manhoses. Os colchões, os sofás, as garrafas, as sanitas eram tantas que rapidamente se encheram as duas viaturas de carga disponíveis. Miúdos e graúdos trabalharam com o mesmo entusiasmo, tomados pela surpresa do espectáculo deplorável que lhes surgiu à frente.
Perto do meio-dia veio a primeira chuvada. Primeiro só algumas gotas, mas logo se seguiram vagas de chuva bastante intensa. Com pena, foram encerrados os trabalhos do período da manhã. Ficou tudo em aberto para a tarde, dependendo do estado do tempo.
Pelas duas da tarde o grupo juntou-se de novo em frente à Câmara Municipal. Havia algumas desistências, mas novos voluntários se juntaram, criando grandes expectativas para o período da tarde.
O grupo dividiu-se, seguindo alguns para Valtorno, para continuarem a tarefa que tinha ficado incompleta e outros para a zona “detrás da serra” na encosta para Roios, onde tinham sido também referenciadas duas lixeiras.
Toda a tarde foi de intensa actividade (felizmente sem chuva), de tal forma que ninguém se lembrou da hora para que estava previsto o termo dos trabalhos, às dezasseis horas. Por telemóvel combinavam-se as descargas no Ecocentro, para conseguir que o mesmo grupo pudesse descarregar e separar os resíduos vindos de diferentes locais. Ninguém mostrou cansaço.
Já perto das dezoito horas os dois grupos reuniram-se numa lixeira próximo da Barragem Camilo Mendonça, já no termo de Seixo de Manhoses. Terminada a tarefa, houve um momento de relaxamento e tiraram-se algumas fotografias para mais tarde recordar. A felicidade estampada nos rostos de todos foi o melhor pagamento que cada um recebeu.
À semelhança do que se passou em Vila Flor, também noutras freguesias se juntaram grupos que limparam espaços indicados pelos respectivos presidentes de junta. Assim aconteceu em Candoso, Trindade (e Valbom), Vale Frechoso e Vilas Boas. Em Valtorno, a limpeza aconteceu no dia 14, por indisponibilidade da maior parte dos voluntários no dia 20.
Uma iniciativa destas tem um saldo incalculável, se pensarmos na sensibilização das crianças e jovens que nela participaram, mas, feitas as contas, o ambiente também ficou bem mais limpo. No concelho participaram cerca de 60 voluntários. Foram recolhidas mais de 12 toneladas de lixo sendo limpa uma dezena de lixeiras clandestinas. Melhor do que as palavras, só as imagens, que mostram como esses locais ficaram depois de terem sido limpos.

Pela minha parte, enquanto coordenador concelhio do Projecto Limpar Portugal, agradeço os apoios concedidos pela Câmara Municipal de Vila Flor, pela Junta de Freguesia de Vila Flor, pelo Clube de Ciclismo de Vila Flor, pelo Ecomarché de Vila Flor e por Fernando Chabert Vaz. Agradeço também ao Agrupamento de Escolas de Vila Flor as facilidades concedidas. Uma palavra de apreço a todos os que disponibilizaram as suas viaturas para transporte dos voluntários e dos resíduos recolhidos. Estão de parabéns as Juntas de Freguesia que conseguiram mobilizar voluntários e recursos.
Vamos manter Portugal limpo.

Sem comentários: