02 maio 2009

Freguesia Mistério 27

A Freguesia Mistério n.º26 esteve em votação durante o mês de Abril. Talvez pareça demasiado pormenor perguntar em que freguesia fica determinado portão, mas este não é um portão qualquer: quer pela sua beleza quer pela sua anormal localização.
Houve 35 votações e, desde cedo, a tendência estava certa. O portão encontra-se na freguesia de Vilas Boas, mais concretamente na Quinta da Peça, onde se produz um excelente vinho, a caminho da Ribeirinha.
A votação ficou distribuída da seguinte forma:
Freixiel (1) 3%
Lodões (3) 9%
Nabo (3) 9%
Samões (1) 3%
Valtorno (2) 6%
Vila Flor (9) 26%
Vilarinho das Azenhas (2) 6%
Vilas Boas (14) 40%
Este portão talvez fosse a entrada principal da quinta, mas quando foi rasgada a estrada, a entrada mudou, mas o portão ficou e ainda bem. É um cenário pictórico quando se olha o portão em direcção ascendente porque se vê recortado contra o azul do céu. Mas também é fotogénico ao fim da tarde, ou ao pôr-do-sol, recortado contra a imensidão da paisagem com serras sem fim que se sucedem até avistar o Marão. Esta quinta é rica em história, talvez eu possa um dia "descobrir" mais à cerca dela e o dos seus habitantes, já no tempo dos romanos.
A fotografia foi tirada no dia 23 de Fevereiro de 2009, depois de uma caminhada do Cachão à Ribeirinha. Vi as nuvens começarem a aparecer por detrás do Faro, quando ainda estava na Ribeirinha. Senti que ia presenciar um momento único, belo, mágico e subi estrada acima com ansiedade. Valeu a pena. Foi dos momentos fotográficos mais entusiasmantes que vivi nos quase 3 anos À Descoberta de Vila Flor.
O novo desafio é de novo uma capela. Pequena, muito cuidada, tem no centro um bem conhecido santo popular. Pode parecer fácil mas eu andei quase dois anos para a "descobrir"!
Em que freguesia podemos encontrar esta capela? Dê o seu palpite.





Freguesia Mistério 27


Em que freguesia podemos encontrar esta capela?










1 comentário:

ratonclaws disse...

Boa tarde.
Antes de mais, gostaria de pedir desculpas por estar a fazer um comentário em "off-topic", mas achei que esta seria a melhor forma de divulgar esta iniciativa.

Transcrevendo parte de um post num blog de minha autoria:

"Depois de uma volta pela blogosfera e de ver que a quantidade de blogs Transmontanos aumenta a cada dia que passa pensei se não seria interessante unir todos esses blogs com uma imagem... Algo que unisse os seus colaboradores num sentimento comum: O orgulho em ser Transmontano!
Assim, e à semelhança do que já se passa com este meu blog, sugiro aos autores, colaboradores e administradores de todos os blogs Transmontanos a inclusão de uma das imagens que a seguir se publicam nos seus blogs.
A imagem, depois de colocada no blog, não redirecciona para nenhum site! Não há links, não há spam, não há nenhuma maldade nesta sugestão! Apenas o orgulho no local onde nasci!"
Queiram ver as imagens seguindo o seguinte URL: http://bombeiralhadas.blogspot.com/2009/05/orgulhosamente-transmontanos.html

Fiquem com um forte abraço!

João Mata