17 maio 2009

Alminhas (5 e 6) - Candoso

Hoje vou falar de duas Alminhas na freguesia de Candoso. Optei por juntar as duas precisamente porque se encontram no mesmo local, apenas distanciadas pela largura de um caminho.
As mais antigas, com aspecto de terem sido assentes na parede recentemente (a fotografia tem poucos dias, mas já assim estavam quando fiz a minha primeira visita a Candoso em 2007), estão sobre uma parede pouco acima do nível do solo. Este simples bloco em granito tem aproximadamente meio metro de altura. O retábulo está em baixo relevo e revela ainda alguns sinais de pintura, em tons de azul. Estas alminhas são muito antigas e estou em crer que em tempos tenham ocupado outra posição, talvez mesmo o lugar onde estão as outras Alminhas, de construção mais recente.
As alminhas com um painel de azulejo policromático representando Cristo na cruz e as almas do purgatório, tem a data de 1955. Têm também o nome António Pedro Rodrigues, escrito em arco, por cima do retábulo que actualmente está protegido com um vidro com caixilho em alumínio. Parece haver por baixo do retábulo uma ranhura que seria para a recolha de esmolas, mas a protecção em vidro não permitem a sua introdução. Por baixo do retábulo está gravada em mármore a seguinte frase: "Dai-lhe Senhor o eterno descanso". Também o nome e o ano estão gravados num semi-círculo em mármore. A frente é toda em cimento ficando a dúvida se as alminhas foram construídas neste material ou o cimento apenas foi usado para aplicar o mármore e o caixilho com vidro. A cruz sobre as alminhas também parece de cimento. Há algumas vergas de ferro que saem do conjunto, perto da cruz, que não se percebe bem a razão da sua existência, talvez para prender alguma coisa.
Estas alminhas situam-se na bifurcação de um caminho, mesmo ao fundo da aldeia, perto da capelinha da Senhora da Assunção. Este caminho dá acesso ao terrenos da freguesia, mas também a Carvalho de Egas, Samões ou mesmo Freixiel. É, portanto, uma localização típica das antigas alminhas.
Existe em volta um canteiro de jardim bastante cuidado com dois lilases brancos, uma roseira e mais algumas plantas, tudo muito cuidado.

6 comentários:

Valentim Coelho disse...

Parabéns pela divulgação,
Está a fazer um bom trabalho. Não se esqueça de compilar toda a informação que puder sobre as alminhas destes dois concelhos e se puder lançar um livro sobre elas. seria interessante.

Anónimo disse...

Em primeiro lugar, os meus parabéns pelo seu blog.É muito instrutivo.
Quando essas alminhas foram feitas eu tinha apenas oito anos, me lembro que, como crianças,iamos para ao pé do pedreiro que a estava confeccionando e vendo a pedra bruta dando forma ao que é hoje. Se bem me lembro, quando foram feitas, não existia cimento nenhum, era apenas um bloco de granito inclusive a cruz e, a porta não passava de uma tela (rede) onde realmente existia uma ranhura para poder colocar moedas numa caixinha que tinha dentro.

Anónimo disse...

Obrigado Aníbal, pela divulgação do nosso concelho e em especial pelas fotos da minha terra "CANDOSO". Faz-nos viajar no tempo e recordar o quanto andava-mos por esses caminhos quando eramos crianças.
Aníbal Augusto-Stª Isabel-SP-Brasil

luizvaz disse...

Muito bom seu blog especialmente no que se refere à divulgação da região e à aldeia de Candoso!
Foi lá que passei minha infancia e todo o ano a visito para reencontrar os amigos. Registro que este ano tive a oportunidade de estar presente na inauguração do Centro Cultural em 14/06/09 e estive com amigos que não via há mais de 30 anos! Isto demonstra, uma vez mais, a inovação e a vanguarda que sempre foi caracteristica da aldeia: foi das primeiras a possuir energia eletrica e telefone nos idos de 1958, calçamento, agua canalizada e tratada, recolha seletiva de lixo, rede de wireless, etc...
Parabens a todos os "raposos" e a quem tem proporcionado essa qualidade de vida aos moradores!
Luiz Vaz, Brasil

luizvaz disse...

A inauguração do Centro Cultural pode ser vista no site:
http://videos.sapo.pt/lUFQ1jtZAvoilWmAcUgZ

Anónimo disse...

estou em frança mas graças ao seu blog mato um pouquinho as saaudades de casa.