28 novembro 2009

Flor do Mês - Outubro de 2009


Estamos praticamente no final de Novembro e eu ainda não seleccionei a flor para representar o mês de Outubro. A minha escolha recaiu mais uma vez numa pequena flor, pouco vistosa mas que quase toda a gente conhece o nome: açafrão.
O açafrão é uma planta bolbosa, da família das Iridáceas, da qual se extrai o uma especiaria tão apreciada como cara. Para a obtenção de um quilo de açafrão são necessárias mais de 100 mil flores das quais apenas se aproveita os estigmas e estiletes.


Esta flor, de cores e aromas tão delicados, tinha que habitar este concelho que é Flor. É endémica em toda a Península Ibérica. A espécie que pode ser encontrada em flor, um pouco por todo o concelho, durante os meses de Outono é a Crocus sativus que eu tenho visto na beira dos caminhos, na bordadura de alguns lameiros ou bosques.
As fotografias foram obtidas em Roios a 17 de Outubro de 2009.

2 comentários:

Esmeralda disse...

Olá
...sempre a aprender!!!!
No meu arroz de marisco, não pode faltar!
Abraço
Esmeralda

Miriam Bralli disse...

Procurando uma foto que representasse Outubro no Google encontrei o seu Blog, adorei e estou seguindo, espero que não se importe se eu usar como Bem Vindo Outubro no meu Blog....
Te dou os créditos e aqui estarei mais vezes para conhecer melhor o seu cantinho!!!!

Agradeço...
Feliz semana!!!!