29 novembro 2010

Cogumelos - Canários (Tricholoma equestre)

Na sequência de um artigo postado há alguns dias sobre outro cogumelo, as sanchas ou pinheiras, hoje venho falar de uma espécie bem mais polémica: o canário, tortulho, miscaro, etc.
Sinónimos: Agaricus equestris, Tricholoma flavovirens, T. auratum.
Características: o chapéu convexo, passa depois a alargado e recurvado, tem um diâmetro de 5 a 10 cm, vai do amarelo-azeitona ao verde-azeitona e chega a ser avermelhado ou castanho no centro. A
carne branca, que pode ser um pouco amarelada por baixo da cutícula do Chapéu, tem um cheiro a farinha; as lâminas apertadas e amarelo-enxofre estão ligadas ao pé de forma abaulada. Os esporos elíptícos medem 6 a 8 x 3 a 3,5 µm a esporada é branca. O pé cilíndrico, que no estado jovem é frequentemente abaulado, tem 3 a 7 cm de comprimento e 1 a 2 cm de espessura; é amarelo-enxofre (podendo ser esbranquiçado perto do chapéu) e por vezes coberto de escamas isoladas castanhas.
Habitat: Espécie que se encontra sobretudo em florestas coníferas com solo arenoso e nestas, especialmente sob pinheiros; os esporóforos surgem de Outubro até ao Inverno.
Valor: Cogumelo comestível de elevada qualidade, cuja cutícula deve ser esfolada antes de ser preparado.

Fonte: adaptado do Guia dos Cogumelos (Dinalivro)

Durante muitos anos esta espécie foi muito apreciada e até vendida em grandes quantidades e a bom preço. A partir de certa altura verificaram-se algumas intoxicações, vindo a ser considerado tóxico.  O livro que cito acima, publicado em 2006, não sendo nenhuma obra de referência na matéria, considera esta espécie "Cogumelo comestível de elevada qualidade, cuja cutícula deve ser esfolada entes de preparado".
Há muita informação na Internet sobre os problemas causados por esta espécie. Ao que parece foi em 2001 que passou a ser considerado tóxico causando uma doença denominada rabdomiólise.
É uma espécie com alguma abundância no concelho, nos pinhais, preferindo solos ácidos e arenosos.
Devem estar a perguntar-se se eu realmente como este cogumelo. Sim. Desde criança que sempre o comi. No corrente ano já o comi várias vezes.
Dado que nunca se sabe qual vai ser a reacção de determinado organismo, ou mesmo quando ingeridas quantidades consideráveis, o mais seguro é NÃO COMER ESTA ESPÉCIE. Embora seja saborosa, há coisas em que arriscar uma vez já é demais.

3 comentários:

Transmontana disse...

Sempre atento e com ensinamentos muito consideráveis!
Obrigada por elucidar as pessoas quanto aos benefícos e perigos dos cogumelos!
Eu só como os de colheita, embora saiba que os há selvagens muito bons!
Muita força para aguentar o frio que hoje se faz sentir...
Um abraço
Anita

Anónimo disse...

Olá! Parabéns pelo Blog, muito interessante. Vou amanhã apanhar cogumelos ao monte =), como todos os anos, espero que este ano já tenha sorte e encontre alguns, pois que não tem chovido muito! Deseje-me sorte!! =D

Irish'

Bobal disse...

Bem sobre isto só quero dizer o seguinte já comi desta especie foi o meu pai que colheu mas comi sempre desconfiado .
Hoje deram-me um saco deles e deitei-os ao lixo visto que diz aqui que pode ser toxico !!! não quero ficar no "pode ser" grande abraço e parabéns pelo blog .