A minha caminhada de domingo, em mais uma "peregrinação", culminou com uma entusiasmante recolha de cogumelos. Do caminho avistei uma pequena sancha. Entusiasmado com o achado fui-me aventurando no bosque descobrindo mais e mais, até juntar vários quilos de cogumelos de várias espécies.
Foi interessante a apanha, foi interessante fotografá-los, prepará-los e melhor ainda come-los. Sei que a apanha de cogumelos é uma actividade arriscada. No entanto, cresci a faze-lo e tenho total confiança nas espécies que aprendi a conhecer ao longo dos anos. Fora do meu meio e com novas espécies, não arrisco.
Espero arranjar algum tempo para mostrar em pormenor as espécies que colhi: sanchas (Lactarius deliciosus), canários (Tricholoma flavovirens), moncosos (Boletus edulis) e rocos (Macrolepiota procera).
2 comentários:
Hum...que apetite!!!
Cuidado com eles que, mesmo sendo bons, são indigestos!...
Tenha um bom dia!
Anita
Que inveja!!!:)
Este ano ainda não tive o prazer de me satisfazer com cogumelos silvestres...
Estes mencionados também são os que eu conheço, mas, os nomes comuns quase divergem todos à excepção das 'sanchas'... Os 'canários' nós chamamos de 'galinholas', os 'moncosos' de 'ranhosos' e os 'rocos' de 'frades'...
Continuação de boa semana!
AA
Enviar um comentário