26 janeiro 2011

Freguesia Mistério 43

A Freguesia Mistério n.42 decorreu durante o mês de Dezembro. Participaram 19 pessoas e os votos ficaram distribuídos da seguinte forma:
Candoso (1) 5%
Freixiel (5) 26%
Lodões (1) 5%
Nabo (3) 16%
Sampaio (3) 16%
Santa Comba de Vilariça (1) 5%
Vale Frechoso (1) 5%
Valtorno (2) 11%
Vilarinho das Azenhas (1) 5%
Vilas Boas (1) 5%
São poucas as vezes em que a tendência se inclina para a resposta certa, mas, desta vez, aconteceu. O bonito cruzeiro que a fotografia mostra pode ser admirado na freguesia de Freixiel. Está situado  junto à estrada M629, estrada que faz a ligação da sede de freguesia com Folgares, onde não vou já há algum tempo. A posição elevada, o fresco de Cristo pintado na cruz em pedra e o arranjo do espaço envolvente, fazem deste lugar um bonito recanto de Freixiel. As quatro bases de pilares distribuídas em redor da cruz dão a entender que a mesma deve ter estado, em dada altura, coberta por uma estrutura. Coberturas do género podem ser encontradas em cruzeiros de Samões e Valtorno.
O desafio para o mês de Janeiro de 2011 é um painel de azulejos. Trata-se de uma aplicação muito recente numa fonte já bastante antiga. O facto de se tratar de uma obra recente, aumenta a dificuldade na sua identificação, mas, o importante é despertar o interesse em conhecer o local. Venham daí os palpites.
Em que freguesia podemos encontrar uma fonte onde foi aplicado este painel de azulejos recentemente?
(A resposta é dada na margem direita do blogue no desafio Freguesia Mistério n.º 43).

2 comentários:

Anónimo disse...

freixiel e das terras mais bonitas do MUNDO!

Anónimo disse...

O ROBERTO E MUITO FIXE E E DE LA....