20 novembro 2011

Flor do Mês - Novembro (2011)

Novembro não é decididamente um bom mês para procurar flores no campo. As poucas que se encontram, ou são pouco significativas, ou já falei delas em anos anteriores. Aparecem aqui, e ali alguns exemplares, nem sempre fáceis de identificar, para quem não é especialista na matéria.
Escolhi para representar o mês de Novembro de 2011 uma bonita flor, de nome vulgar boca-de-lobo
(Antirrhinum graniticum Rothm). Nas primeiras vezes que as vi pensei tratar-se de flores de jardim que algum agente de dispersão espalhou pelos campos, mas a frequência com que as tenho encontrado levou-me a pensar que são realmente espontâneas. Esta planta pertence à família das Scrophulariacea, que compreende muitos géneros e numerosas espécies que existem nos nossos campos. Dão flores bastante bonitas e possivelmente falarei delas nos meses de primavera. 
Esta espécie, tal como outras do género Antirrhinum têm uma distribuição mediterrânica com grande ênfase na Península Ibérica. Em Portugal existem 6 espécies. 
 Preferem zonas de mato, e montanhosas. Tenho-as encontrado essencialmente nas bordas dos caminhos, às vezes sobrevivendo no meio das silvas. A floração ocorre durante todo o verão, prolongando-se pelo outono e chegando ao inverno muito poucos exemplares floridos. Mas, mesmo assim, e porque se trata de flores bastante bonitas que deram origem a exemplares de jardim de muitos tamanhos e cores, parece-me interessante falar desta planta. Além do seu poder decorativo, hibridam-se com facilidade, dando origem a novas cores.
Contrariamente a muitas plantas que tenho fotografado, não encontrei, neste caso, nenhuma referência a qualquer utilização para fins medicinais. 

Novembro 2009 -
Novembro 2008 - Medronheiro (Arbutus unedo)

Sem comentários: