06 janeiro 2014

Peregrinações - Síntese

Caminho no termo de Vale Frechoso
 A terminar mais um ano dei comigo a pensar nos caminhos feitos na tentativa, de descobrir novos a percorrer, mantendo o mesmo entusiasmo.
Durante os anos de  2010, 2011 e 2012 foram palmilhados muitos caminhos, agrupados com o nome de Peregrinações. Desde que terminaram que pensava agrupar os vários percursos de forma a ter uma ideia mais global do que foi feito.
Altar-mor da igreja matriz de Freixiel, após o restauro.
Vista a lista, até eu fico surpreendido! Foram muitas passadas, muitas fotografias e muitas emoções. Alguns percursos foram mais divertidos, com melhor tempo, outros mais rigorosos, com chuva, nevoeiro e mesmo alguma neve, mas foram todos feito por prazer e "Quem corre por gosto não cansa".
A caminho de Meireles, perdido algures no meio do nevoeiro.
Sem ser muito rigoroso direi que foram percorridos mais de 600 km! Praticamente todas as caminhadas tiveram como ponto de partida Vila Flor e terminaram na capela ou igreja que servia de destino. Como disse no início, não houve um objetivo religioso nestas peregrinações. Os edifícios religiosos são um importante património do concelho e te-los como destino foi mais um incentivo para partir. Por vezes não foi possível entrar nas capelas, mas ficou registado o percurso e "peregrinação" significa viagem, não tanto chegada.
Capela de Santa Marinha, em Meireles
 Esta série foi dada por encerrada em maio de 2012 dado lugar a outra série chamada Pontos Altos, que também já foi dada por terminada. Havia ainda muitas monumentos religiosos para visitar, capelas e igrejas, cruzeiros ou alminhas, mas os caminhos seriam sempre repetidos e já não teriam a mesma piada.
Capela de Nossa Senhora do Rosário, em Lodões.
Esta é a listagem de todas as caminhadas integradas nas Peregrinações. No final da descrição dos percursos, em muitos deles, há uma ligação para outro sítio web onde pode ser descarregado o percurso feito, de forma a que qualquer pessoa também o possa fazer, com a ,ajuda de um aparelho de GPS, mesmo sem conhecer o terreno.
Igreja matriz de Valtorno (Nossa Senhora do Castanheiro)
Ainda não encontrei um tema para novas caminhadas, por isso aceito sugestões. A ideia é continuar a palmilhar o concelho, arejando a mente, fazendo bem ao corpo, descobrindo os locais, os seres e as coisas como só quem anda de vagar consegue.

Sem comentários: