03 outubro 2008

Freguesia Mistério 20

Durante o mês de Setembro esteve em votação a "Freguesia Mistério n.º19". A fotografia mostrava uma quadra, em azulejo. Coisas como estas passam muitas vezes desapercebidas à maior parte das pessoas, mesmo quando se mora na localidade. A tendência para a resposta certa começou a desenhar-se desde muito cedo. Participaram 43 pessoas, que distribuíram os seus palpites da seguinte forma:
Assares (1) 2%
Candoso (2) 5%
Carvalho de Egas (2) 5%
Freixiel (2) 5%
Lodões (2) 5%
Nabo (2) 5%
Samões (1) 2%
Santa Comba de Vilariça (13) 30%
Seixos de Manhoses (1) 2%
Valtorno (1) 2%
Vila Flor (9) 21%
Vilas Boas (7)
A casa que apresenta este painel de azulejos na fachada está situada em Santa Comba da Vilariça. É uma casa humilde mas além de alguns azulejos está pintada a amarelo com as portas e janelas em verde, chamando à atenção para a fotografia (a última vez que a vi, estava à venda).
O novo desafio é de todos os que aqui coloquei, talvez o mais difícil. Trata-se de um nicho com alguns séculos de história. A pintura original ainda é visível por detrás da imagem de Nossa Senhora de Fátima. Esta imagem, e os dois vasos floridos, um de cada lado, foram ali colocados recentemente (há menos de um ano).
Como se pode ver na fotografia, trata-se de uma rocha granítica, o que limita as possibilidades praticamente a metade do concelho. O nicho está colocada num caminho de pouco movimento, onde possivelmente muito pouca gente já passou. Eu, pelo contrário, passo por este local imensas vezes (e já falei dele várias vezes). Tenho a certeza que todos os meus amigos do Clube de Ciclismo o conhecem também.
Fico a aguardar os palpites.