30 junho 2009

III Feira de Gastronomia, Artesanato e Produtos Regionais

Realizou-se em Freixiel, no dia 28 de Junho a III Feira de Gastronomia, Artesanato e Produtos Regionais. Nesta terceira edição o cartaz apresentava algumas novidades, uma das delas foi a celebração da Eucaristia no Largo da Ponte Nova. Foram muitos os que estiveram presentes.
Ao início da tarde foi o ponto alto para os mais novos. Tiveram oportunidade de jogarem jogos que não fazem parte do seu quotidiano, mas que fazia parte das brincadeiras das crianças, há algumas décadas atrás.
Na feira participaram alguns particulares, o Lar de Idosos e o Grupo de Bordados. O Grupo de Bordados continua a mostrar grande vitalidade, mostrando um vasto leque de trabalhos: os napperons com rendados delicados, sacos para o pão, toalhas, aventais, pegas, toalhas de mesa, flores feitas em croché, etc. Não faltaram as já habituais barbies vestidas com bonitos vestidos artesanais. Os quadros a ponto cruz eram menos abundantes. Havia também ramos de pequenas flores feitas com missangas e arame.
Seguia-se depois a barraquinha do Lar Santa Maria Madalena da Santa Casa da Misericórdia. Estavam expostos alguns trabalhos feitos pelos utentes e um painel com fotografias onde se documentava a elaboração dos mesmos.
Seguiam-se depois três bancas com produtos da terra: pão, bolos, vinho, azeite, queijo, azeitonas e outras iguarias que fazem os sabores típicos de Freixiel e da região.

Terminava a exposição um conjunto de trabalhos do artesão Bruno Pires. Escultura, desenho, pintura, utilizando as mais variadas técnicas e os mais originais materiais. Da bela madeira de oliveira aos caroços de azeitona ou de cereja, tudo pode ser utilizado para criar uma obra de arte, desde que haja habilidade para executar a obra e paz de espírito para a apreciar.
Por varias vezes as brincadeiras foram interrompidas por fortes trombas de água acompanhadas por violentos trovões, mas ninguém arredou pé.
Foi depois das seis da tarde que se juntou um maior número de pessoas. A actuação dos ranchos folclóricos atraem sempre muita gente. Os habitantes de Freixiel gostam de acarinhar o seu rancho e, este ano, houve até a novidade da actuação de outro rancho, o Rancho Folclórico da Mãe d’Água – Bragança. Foram estes que deram início ao baile, com ritmos bastante animados que os jovens executantes dançaram com muita alegria. Os temas, alguns viras muito alegres, versavam também o trabalho no campo como o linho, ou antigas profissões como a tecedeira.
Chegou depois a vez do Rancho Folclórico de Freixiel, com as suas rápidas coreografias de roda cheias de energia e alegria. Nem as constantes falhas no sistema sonoro cortaram o ritmo, e, uma após outra, tivemos oportunidade de ver e ouvir as canções que habitualmente abrilhanto a actuação do rancho.
O Rancho Folclórico da Mãe d’ Água fez questão de animar a festa por mais algum tempo com o seu grupo de cantares e o público não se fez rogado e começou imediatamente a dançar.
Prepararam-se as mesas e foi servido o lanche oferecido pela Junta de Freguesia a todos os presentes. Sardinha, fêveras, barriga de porco, churrasco, pão, vinho e outras bebidas fizeram esquecer as gotas da chuva que teimavam em querem acabar com a festa. Mas a vontade de dançar foi mais forte e a festa continuou com um animado arraial e com os assadores ainda em chamas, para reconfortar os mais resistentes que pretendiam levar a festa pela noite dentro.

4 comentários:

Transmontana disse...

Obrigada, Aníbal, pela reportagem da feira de Freixiel. Pelos vistos, foi uma festa "de arromba" que nem o S. Pedro conseguiu estragar, mandando chuvas e trovões com força!!!
O seu trabalho de divulgação destes eventos merece o nosso apoio e um grande "muito obrigada"!!!
Cumprimentos
Anita

JORGE DELFIM disse...

Belo trabalho Aníbal.
Tive pena de não ter estado presente, mas como o tempo estava mau, e com crianças pequenas é complicado.
Mas fizeste um bom trabalho, que nos permite ver como foi uma festa de arromba, apesar da chuvada.

Cumprimentos

Jorge Delfim

Anónimo disse...

olá professor! espero que estejam todos bem.
não tenho dado sinais de vida,porque não tinha internet.por isso só agora vi a sua reportagem sobre a feira de gastronomia de freixiel.está uma reportagem fabulosa,de si, outra coisa não seria de esperar.mais uma vez, o meu bem haja,por dar a conhecer o que se passa na minha querida aldeia.
cumprimentos para todos lá de casa
fátima rosinha de freixiel

Anónimo disse...

Ola professor Anibal gostei muito da reportagem que fez á nossa aldeia.Parabens pelo trabalho e prestigio que faz pela mesma!!!

Cumprimentos, Daniela Pinhel.