27 setembro 2013

Correia, Raúl Alexandre de Sá

Nasceu em Vila Flor, em 22.5.1900. Faleceu em 8.12.1993. 
Foi Chefe da Secretaria da Câmara de Vila Flor, durante cerca de 40 anos. 
Foi um dos fundadores, em 1946, nessa vila da Biblioteca Belmiro de Matos e do Museu Dra. Berta Cabral (em 1957).  Foi quem dirigiu essas instituições culturais, enquanto foi vivo. Era um homem excepcional, um amigo do saber, um bairrista saudável, um cidadão inconfundível. Viveu apaixonadamente essas duas causas, a ponto de ser um modelo para todas as Câmaras da Província. 
A Câmara de Vila Flor, em reunião de 24.5.1986 prestou lhe significativa homenagem, concedendo-lhe o diploma de cidadão honorário e a medalha de prata do Concelho. O Presidente da República, Dr. Mário Soares, concedeu lhe em 22.2.1987 a Comenda de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique pelos serviços prestados à Cultura do concelho. Em 1995 a Câmara patrocinou In Memoriam Raúl Alexandre de Sá Correia (1900-1930), livro com 112 páginas, onde cerca de vinte personalidades da cultura Portuguesa contemporânea, cada uma à sua maneira, procuram elogiar as virtudes desse Homem simples e bom que foi e continua a ser um bom exemplo cultural. Aí se conta o curriculum vitae de Raul de Sá Correia, tarefa que coube ao Dr. Hirondino da Paixão Fernandes. Felizmente, durante 17 anos, trabalhou com ele Alfredo de Jesus Almendra que viria a substituí-lo. O testemunho deste seu colega de serviço que é o seu continuador e que consta na pág. 27 de In Memoriam é o melhor retrato que se pode deixar de Raúl Sá Correia.

In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço

1 comentário:

Transmontana disse...

A memória do Sr. Raúl de Sá Correia merece o apreço de todos os vilaflorenses e dos habitantes de todo o concelho, pela obra que deixou no Museu-biblioteca, pela pessoa, em si e por tudo o que fez por Vila Flor.
Tive o privilégio de o ter por amigo, assim como da minha família! Era uma pessoa excepcinal, amigo do seu amigo e de Vila Flor, em especial!
PAZ À SUA ALMA!