11 março 2007

Noite de Fados

Tal como no dia 7 de Janeiro a afluência de público à noite de Fados foi massiva. Todos os lugares estavam ocupados havendo mesmo gente em pé, ou sentados nas escadas. Talvez um pouco menos de público do que no dia 7, mas pareceu-me normal, amanhã é dia de trabalho. De qualquer forma não deixou de ser surpreendente a ligação que a população de Vila Flor tem com o fado.

Em Janeiro tinha ficado o desafio da autarquia conseguir que um par de músicos viesse regularmente a Vila Flor para treinar as bonitas vozes que existem, neste espectáculo foi lançado outro desafio: a gravação de um CD de fado com os valores da terra.

A presença das vozes locais foi mais numerosa. Notou-se menos sintonia com os músicos, mais hesitação. Foi curioso verificar a forma como os cantantes cresciam à medida que iam ganhando confiança! No meio da canção, já pareciam outras pessoas. verdadeiros profissionais.

O apresentador, o actor Tozé Martinho está perfeitamente à vontade, com o fado e com o público de Vila Flor, havendo muita empatia. Também o fadista Rui Neiva é um óptimo comunicador puxando pelo público, levando-o a participar e a vibrar com o espectáculo.

No final, juntaram-se no palco todos os participantes, para cantarem “A Minha Saia Velhinha” que parece ter bastante significado para os vilaflorenses.

Sem comentários: