06 março 2007

Samões na rota das amendoeiras


No dia 3 de Março, saí depois de almoço, um pouco ao acaso. Depois de completar a primeira “volta” ao concelho, esmoreceu um pouco o meu entusiasmo na descoberta de novas localidades.
Avancei pelo Baracão até Samões. Havia bastantes nuvens mas o dia estava quente. Depois de passar a aldeia, meti-me pelo meio dos terrenos à procura de uma boa posição para uma fotografia panorâmica.

A certa altura, larguei a bicicleta e subi uma encosta de pouco declive de onde via bem toda a aldeia. As nuvens começaram a diminuir e o céu tornou-se mais azul. Avistei ao longe em direcção a Freixiel um bonito conjunto de amendoeiras em flor.

(Ver a fotografia anterior em tamanho maior )
Caminhei por entre vinhas (já podadas), ladeadas por amendoeiras, oliveiras e figueiras. Segui até um local chamado Carvalhal. Há ali uma elevação com grandes blocos de quartzo rijo. Avista-se uma grande área. É possível acompanhar um caminho que desce, encosta abaixo, até Freixiel. O Cabeço também se vê, altaneiro, sempre visível para onde quer que se vá. Avista-se ao longe a encosta coberta de urze florida que se encontra por cima de Vila Flor.

Samões estava ali à minha frente. Todo o conjunto formava um quadro com motivos infindáveis de fotografia. A vertente fotografia sobrepõe-se cada vez mais ao ciclismo e o tempo voa.

O sol já mostrava algum cansaço e eu sem transpirar a camisola! Arranquei em direcção a Carvalho de Egas com pedaladas rápidas. As sombras já cobriam a aldeia mas já me sentia bastante satisfeito em termos fotográficos.
Subi em direcção ao Seixo de Manhoses e cortei à esquerda antes de chegar ao Santuário de Santa Cecília, em direcção ao campo de futebol de Carvalho de Egas. Já conhecia este caminho, ia segui-lo até à barragem.

Pouco depois do Fieital está o marco geodésico do Concieiro e um reservatório de água. O sol já tinha desaparecido no horizonte, entre Carrazeda e a Senhora da Graça, na Samorinha.
Captei a calma do momento, sentei-me, admirei o horizonte e depois segui, antes que as sombras tomassem conta dos caminhos, até à Barragem do Peneireiro. Há uma zona do caminho cheia de lama onde é muito difícil passar.
Quando cheguei à barragem a noite já tinha chegado. Aproveitei a luz da Lua (antes de começar o eclipse) para seguir até Vila Flor pela estrada.

Cumpri mais uma etapa na Rota das Amendoeiras. Não admira que muitos autocarros cheios de turistas venham de longe para as ver. É um espectáculo maravilhoso, para admirar com calma, com o calor do sol, o cantar dos melros, das cotovias, onde até a velocidade de uma bicicleta é velocidade a mais.

Quilómetros percorridos neste percurso: 19
Mapa do percurso
Total de quilómetros de bicicleta: 641
Total de fotografias: 12646

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá!
Para a penúltima foto que acho original pela harmonia de cor:
Acordo alvo e pacificador de um céu distante na mira das amendoeiras em flor, quando um caminho solitário aspira sentir e denuncia ausências...de mais vida...de vidas! Para terem mais paz? Não sei...De certeza, bem menos, o tão apelidado stress...

A última foto está deslumbrante...

(tecnicamente, não percebo nada de fotografia e, portanto, não me pronuncio, mas lá que as composições agradam muito, lá isso agradam)!
Abraço
EL

At Ento/ViverParambos disse...

Olá Xo-oX.
Permite-me que deixe aqui, neste final de tarde do dia 8 de Março, uma saudação especial para as MULHERES que visitam este cantinho das descobertas de Vila Flor, pois hoje é o Dia com M grande.
Já Agora outra ousadia, como me sinto em casa, Saudação especial para Esmeralda, que tão bem comenta e mostra que está atenta, (não era para rimar mas está certo).
Hoje estou para as comemorações. Sabes que hoje é o dia Mundial do Rim?
Pois Sim! atão um Bom Rim para todos.
Saudações com amizade.
At Ento

Anónimo disse...

Olá Aníbal!
Olá At Ento (em parte o texto também é para si e, claro, o Aníbal não se zanga...)!
- Que lindo bouquet "para as mulheres que gostam de o ser"!...
- ...Mas cá para mim:
Muito Mais Merecem Mestres Mágicos Mentores Marcantes Movendo Mola Mudando Mundo Melhores Mentes, HHHHHHHHHHHHHoje (também aqui quero/desejo harmonia:M/H ou H/M, tanto faz...)!!!!!
No entanto, se conseguirmos distinguir-nos por sermos:

Maduras e
Unicas bem com
Leais, tornando-nos em
Heroínas para todos e grandes
Exemplos a seguir - sendo uma
Referências para as demais/vindouras - então, venham de lá esses mimos !!!!
- Dia mundial do rim...
Felicito publicamente neste dia uma clínica de hemodiálise em Mirandela, pioneira, segundo informação televisiva, por preparar previamente os doentes com exercício físico, facilitando o tratamento. Muito bom! Sabiam disto, amigos?
Grande abraço
EL

Anónimo disse...

Olá Caro amigo Xo_oX
Passei por aqui e pelos vistos já aprendi mais um pouco mais sobre Mirandela.
Se me permites, especialmente para El, "Estamos sempre a aprender e Mirandela aqui tão perto e com tão boas práticas. Estou muito mais esclarecido. A Esmeralda pôs um dilema ao At Ento, e ele que é só uma parte do todo que é ViverParambos, todos gostam de fazer o melhor a às páginas tantas todos estão a fazer e portam-se muito bem pois são certinhos. Uns com fotos outros com prosa e outros com dicas e visitas e intervenções que só enriquecem aquele cantinho. Todos no anónimato de atentos ao que se passa, atentos na atenção dispensadas aos visitantes e sempre gratos ao descobrir que ainda por cima os nossos visitantes são verde. Dá gosto contribuir nesta equipa com tal gente, sem nome sonante, e todos se sentem simplesmente: atentos"
achei que devia deixar aqui esta mensagem para Esmeralda, senhora e amiga tão simpática e mãe de duas promessas, Eva e Lili, que prometem fazer um mundo melhor, pintando.
Um abraço para el e sua família verde.
Um abraço para ti Xo_oX.
Com amizade.
Li Malheiro

Anónimo disse...

Olá!
Estou esclarecida. Assim é que se tratam as coisas. Na verdade, eu tinha uma informação; depois, nas "Campainhas" de "Parambos", um (dos...concluo, agora) At Ento refere-se ao "conterrâneo Li..." e, eu fiquei baralhada: - É mais do que uma pessoa?! Como sei que trato com pessoas de bem (outra informação de que disponho), fiz a pergunta "directinha". E pronto. E houve resposta.
Boa continuação para a equipa "certinha"! Farei a minha visita sempre que possa.
Abraço
EL