06 março 2007

Samões na rota das amendoeiras


No dia 3 de Março, saí depois de almoço, um pouco ao acaso. Depois de completar a primeira “volta” ao concelho, esmoreceu um pouco o meu entusiasmo na descoberta de novas localidades.
Avancei pelo Baracão até Samões. Havia bastantes nuvens mas o dia estava quente. Depois de passar a aldeia, meti-me pelo meio dos terrenos à procura de uma boa posição para uma fotografia panorâmica.

A certa altura, larguei a bicicleta e subi uma encosta de pouco declive de onde via bem toda a aldeia. As nuvens começaram a diminuir e o céu tornou-se mais azul. Avistei ao longe em direcção a Freixiel um bonito conjunto de amendoeiras em flor.

(Ver a fotografia anterior em tamanho maior )
Caminhei por entre vinhas (já podadas), ladeadas por amendoeiras, oliveiras e figueiras. Segui até um local chamado Carvalhal. Há ali uma elevação com grandes blocos de quartzo rijo. Avista-se uma grande área. É possível acompanhar um caminho que desce, encosta abaixo, até Freixiel. O Cabeço também se vê, altaneiro, sempre visível para onde quer que se vá. Avista-se ao longe a encosta coberta de urze florida que se encontra por cima de Vila Flor.

Samões estava ali à minha frente. Todo o conjunto formava um quadro com motivos infindáveis de fotografia. A vertente fotografia sobrepõe-se cada vez mais ao ciclismo e o tempo voa.

O sol já mostrava algum cansaço e eu sem transpirar a camisola! Arranquei em direcção a Carvalho de Egas com pedaladas rápidas. As sombras já cobriam a aldeia mas já me sentia bastante satisfeito em termos fotográficos.
Subi em direcção ao Seixo de Manhoses e cortei à esquerda antes de chegar ao Santuário de Santa Cecília, em direcção ao campo de futebol de Carvalho de Egas. Já conhecia este caminho, ia segui-lo até à barragem.

Pouco depois do Fieital está o marco geodésico do Concieiro e um reservatório de água. O sol já tinha desaparecido no horizonte, entre Carrazeda e a Senhora da Graça, na Samorinha.
Captei a calma do momento, sentei-me, admirei o horizonte e depois segui, antes que as sombras tomassem conta dos caminhos, até à Barragem do Peneireiro. Há uma zona do caminho cheia de lama onde é muito difícil passar.
Quando cheguei à barragem a noite já tinha chegado. Aproveitei a luz da Lua (antes de começar o eclipse) para seguir até Vila Flor pela estrada.

Cumpri mais uma etapa na Rota das Amendoeiras. Não admira que muitos autocarros cheios de turistas venham de longe para as ver. É um espectáculo maravilhoso, para admirar com calma, com o calor do sol, o cantar dos melros, das cotovias, onde até a velocidade de uma bicicleta é velocidade a mais.

Quilómetros percorridos neste percurso: 19
Mapa do percurso
Total de quilómetros de bicicleta: 641
Total de fotografias: 12646

5 comentários:

Esmeralda disse...

Olá!
Para a penúltima foto que acho original pela harmonia de cor:
Acordo alvo e pacificador de um céu distante na mira das amendoeiras em flor, quando um caminho solitário aspira sentir e denuncia ausências...de mais vida...de vidas! Para terem mais paz? Não sei...De certeza, bem menos, o tão apelidado stress...

A última foto está deslumbrante...

(tecnicamente, não percebo nada de fotografia e, portanto, não me pronuncio, mas lá que as composições agradam muito, lá isso agradam)!
Abraço
EL

Atento disse...

Olá Xo-oX.
Permite-me que deixe aqui, neste final de tarde do dia 8 de Março, uma saudação especial para as MULHERES que visitam este cantinho das descobertas de Vila Flor, pois hoje é o Dia com M grande.
Já Agora outra ousadia, como me sinto em casa, Saudação especial para Esmeralda, que tão bem comenta e mostra que está atenta, (não era para rimar mas está certo).
Hoje estou para as comemorações. Sabes que hoje é o dia Mundial do Rim?
Pois Sim! atão um Bom Rim para todos.
Saudações com amizade.
At Ento

Esmeralda disse...

Olá Aníbal!
Olá At Ento (em parte o texto também é para si e, claro, o Aníbal não se zanga...)!
- Que lindo bouquet "para as mulheres que gostam de o ser"!...
- ...Mas cá para mim:
Muito Mais Merecem Mestres Mágicos Mentores Marcantes Movendo Mola Mudando Mundo Melhores Mentes, HHHHHHHHHHHHHoje (também aqui quero/desejo harmonia:M/H ou H/M, tanto faz...)!!!!!
No entanto, se conseguirmos distinguir-nos por sermos:

Maduras e
Unicas bem com
Leais, tornando-nos em
Heroínas para todos e grandes
Exemplos a seguir - sendo uma
Referências para as demais/vindouras - então, venham de lá esses mimos !!!!
- Dia mundial do rim...
Felicito publicamente neste dia uma clínica de hemodiálise em Mirandela, pioneira, segundo informação televisiva, por preparar previamente os doentes com exercício físico, facilitando o tratamento. Muito bom! Sabiam disto, amigos?
Grande abraço
EL

Li Malheiro disse...

Olá Caro amigo Xo_oX
Passei por aqui e pelos vistos já aprendi mais um pouco mais sobre Mirandela.
Se me permites, especialmente para El, "Estamos sempre a aprender e Mirandela aqui tão perto e com tão boas práticas. Estou muito mais esclarecido. A Esmeralda pôs um dilema ao At Ento, e ele que é só uma parte do todo que é ViverParambos, todos gostam de fazer o melhor a às páginas tantas todos estão a fazer e portam-se muito bem pois são certinhos. Uns com fotos outros com prosa e outros com dicas e visitas e intervenções que só enriquecem aquele cantinho. Todos no anónimato de atentos ao que se passa, atentos na atenção dispensadas aos visitantes e sempre gratos ao descobrir que ainda por cima os nossos visitantes são verde. Dá gosto contribuir nesta equipa com tal gente, sem nome sonante, e todos se sentem simplesmente: atentos"
achei que devia deixar aqui esta mensagem para Esmeralda, senhora e amiga tão simpática e mãe de duas promessas, Eva e Lili, que prometem fazer um mundo melhor, pintando.
Um abraço para el e sua família verde.
Um abraço para ti Xo_oX.
Com amizade.
Li Malheiro

Esmeralda disse...

Olá!
Estou esclarecida. Assim é que se tratam as coisas. Na verdade, eu tinha uma informação; depois, nas "Campainhas" de "Parambos", um (dos...concluo, agora) At Ento refere-se ao "conterrâneo Li..." e, eu fiquei baralhada: - É mais do que uma pessoa?! Como sei que trato com pessoas de bem (outra informação de que disponho), fiz a pergunta "directinha". E pronto. E houve resposta.
Boa continuação para a equipa "certinha"! Farei a minha visita sempre que possa.
Abraço
EL