
O objectivo deste texto é fornecer algumas pistas para quem nos queira visitar, baseadas no meu conhecimento do concelho e nos meus gostos pessoais. Já no ano passado, este blog foi muito visitado por pessoas que procuravam este tipo de informação e, à falta de outros meios de propaganda, se quiserem sigam as minhas orientações.
Há amendoeiras espalhadas por quase todo o concelho, mas a época floração não é simultânea. Neste momento (dia 11 de Fev.), apareceram já as primeiras flores nos vales e nas encostas. Em todo o Vale da Vilariça, pelo o seu microclima, a floração acontece muito antes do planalto que abrange Vila Flor, Samões e Carvalho de Egas, entre outras.
Quem vier a Vila Flor nos próximos dias, pode apreciar já amendoeiras em flor na Trindade (ponto 14 no Mapa). Aparecem também aqui e além ao longo de toda a estrada nacional N102 até à ponte da Junqueira (2). Com o passar dos dias, a floração vai avançando, e, quando em Vila Flor as amendoeiras estiveram floridas em força, podem já ter caído todas as pétalas das flores do vale.
Para quem viaja de autocarro

A paragem em Vila Flor não é fácil em termos de estacionamento, não há um parque de estacionamento para autocarros! Felizmente ao fim-de-semana é mais fácil. Recomendo a Praça da República ou na Avenida Marechal Carmona, em frente à Câmara. Na avenida costuma haver algumas barraquinhas com produtos regionais (e outros da China!!!). Não percam a oportunidade para comprar algum vinho e a azeite da região que são produtos com muita qualidade.
Para apreciar mais amendoeiras em flor, o caminho certo é seguir em direcção a Carrazeda de Ansiães (11, 6, 7, …) . São 18 quilómetros. Outra alternativa, menos florida e mais religiosa, é dar um passeio até ao cabeço em Vilas Boas. No alto do cabeço, podem visitar o bonito Santuário de Nossa Senhora da Assunção (15) e saciar a visão com a enorme vastidão de Trás-dos-Montes que se avista.
Dependendo da direcção a tomar, também há amendoeiras em direcção a Mirandela, até Meireles, ou em direcção a Abreiro (12), para quem pretende ir em direcção ao IP4.
Percursos para fazer de carro
Quem viaja de carro pode visitar locais mais pitorescos e recheados de bonitas amendoeiras em flor.
Percurso 1
Este percurso tem 26 quilómetros, passa por Samões (7), Carvalho de Egas (6), Seixo de Manhoses (5), Arco (4), Nabo (3) e volta a Vila Flor. Pode ser feito em sentido contrário.

Neste percurso recomendo ainda uma pausa no Santuário de Santa Cecília, entre Carvalho De Egas e o Seixo de Manhoses e outra no Nabo, na capela de Nossa Senhora do Carrasco. Também há um restaurante entre Samões e Carvalho de Egas (Restaurante “Os Lázaros” Tel: 278511427), outro no Santuário de Santa Cecília (Restaurante “Santa Cecília” . Tel: 278512650) e um bom conjunto deles em Vila Flor.
Mapa do percurso aqui.
Percurso 2
Este percurso tem 31 quilómetros. Vila Flor; Barracão (11) direcção (10) Trindade pela N214. Entre o quilómetro 5 e 6 há uma pequena estrada que desce em direcção a Roios (8) e que continua até Lodões (9). Em Lodões apanhar a estrada N102 em direcção à Junqueira, mas antes da ponte (2) apanhar a estrada N215 em direcção a Vila Flor.
Da estrada nacional N214 tem-se uma excelente paisagem em direcção ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção e ao Cachão. Perto do cruzamento da estrada que desce até Roios há um amendoal que me tem permitido excelentes fotografias.
Neste percurso, apenas há um restaurante a 3 quilómetros de Vila Flor (Restaurante “O Galo” Tel: 278516810).
Mapa do percurso aqui.
Percurso 3
Este percurso tem 43 quilómetros. Além de zonas com amendoeiras, tem também paisagens agressivas, vistas fantásticas e uma passagem pelo Complexo da Barragem do Peneireiro. Sair de Vila Flor em direcção ao Barracão (11) virar à direita em direcção à Trindade, logo depois virar à esquerda (Mirandela) e de novo à esquerda, Freixiel. A Estrada desce em direcção ao Vieiro-Abreiro (12) mas ao 8º quilómetro, deixa-se a estrada N314 e vira-se à esquerda para Freixiel. Depois de se passar Freixiel, há uma pequena estrada, em calçada de granito(!), única no concelho. Faz a ligação ao pequeno lugar de Folgares de onde se avistam paisagens magníficas. Segue-se depois em direcção a Carrazeda de Ansiães (N629). Aos 20º quilómetros está assinalada a anta de Zedes, que pode ser visitada por quem quiser fazer mais 3 ou 4 quilómetros (N628), perto da aldeia com o mesmo nome. No lugar da Sainça, a 2 quilómetros de Carrazeda, volta a encontrar-se a estrada N214. Vira-se à esquerda em direcção a Mogo de Ansiães. Há aqui um bom restaurante para almoçar (Restaurante “Careca”, Tel. 278 617 549).
Segue-se pela N214 até ao Mogo de Ansiães, cortando depois à direita pela N626 para Vilarinho da Castanheira. Ao quilómetro 28º passa-se junto de Alagoa. Um pouco mais à frente está o Cruzeiro da Sentinela. Neste cruzamento vira-se à esquerda continuando na N626, que segue depois à direita até ao Mourão. Do Mourão desce-se até Valtorno, apanhando desta vez a N324 até Carvalho de Egas. Se houver algum tempo para repousar, aconselho uma visita à bonita igreja de Valtorno, logo quando se chega a esta aldeia.

Mapa do percurso aqui.
Penso que estes três percursos cobrem bastantes das possibilidades mais interessantes. Naturalmente que há outras hipóteses também para veículos todo o terreno. A estes recomendo também uma visita à aldeia abandonada do Gavião, em Seixo de Manhoses; o percurso entre Vila Flor e o Santuário de Santa Cecília, por caminhos rurais e outros percursos entre Samões e Carvalho de Egas.
Bons passeios e boas fotografias.
3 comentários:
Olá
OBRIGADA.
Há quem se esforce diaria, mensal e anualmente pela divulgação da minha terra...
Estou à espera de saber do reconhecimento, pela parte dos responsáveis da minha terra.... a quem tão bem a divulga!!!
Abraço
Esmeralda
Para quê palavras Esmeralda.A tua observação é pertinente e a propósito.É de facto um trabalho de grande rigor,denotando um profundo conhecimento da nossa terra e abrindo as portas,para quem a queira,conhecer nesta altura.
Oxalá,nós os que estamos cá, saibamos receber condignamente quem nos visita(restauração,comércio,todos em geral).
Pelo menos,o meu agradecimento e reconhecimento público,aqui deixo mais uma vez,OBRIGADO CARO ANÍBAL!
ABRAÇO
Rui Guerra
Em primeiro lugar o meu agradecimento ao Sr. Aníbal por partilhar com a comunidade internauta o seu trabalho e gosto sobre uma zona de portugal tão pura e genuina como Trás-os-Montes. Em segundo gostaria de lhe perguntar, ainda que entenda a Natureza não se regule por caléndários, qual a semana de fevereiro ou março em que melhor podemos usufruir do espectaculo das Amendoeiras em flor. Muito Agradecido, Jorge, Amadora
Enviar um comentário