09 dezembro 2008

Freguesia Mistério 22

A Freguesia Mistério 21, em votação online durante o mês de Novembro, chegou ao fim. A pergunta não era fácil, uma vez que a fotografia documenta uma igreja não da sede de uma freguesia mas duma anexa. É possível que muito poucos dos visitantes deste blogue tenham tido um dia a oportunidade de a visitar. Trata-se da capela de Valbom, pertencente à freguesia de Trindade. Esta capela, tal como atesta uma placa afixada no exterior, foi "construída com o esforço do povo de Vale-Bom, inaugurada e benzida a 15 de Maio de 1958". Toda a capela, interior e exterior está impecavelmente cuidada. Outra placa afixada no exterior diz: "Após restauro completo, esta igreja foi inaugurada a 12/03/2006".
Quem ocupa o lado direito do altar é S. Gregório mas há também imagens de S. António, S. José, do Sagrado Coração de Jesus Santa Bárbara, Nossa Senhora de Fátima e, a maior curiosidade, Nossa Senhora do Parto, segurando uma criança, acabada de nascer, num pano branco. Também o Menino Jesus está por perto e há outras imagens que não consegui identificar.
Não tenho feito muitas visitas à pequena localidade de Valbom, mas tenho um conjunto de fotografias interessantes que espero mostrar à medida que surja a oportunidade.
Dos 33 participantes na votação, foram 6 (18%) os que deram a resposta correcta. Espero que o desconhecimento desta obra seja também um motivo para a visitar.
A votação ficou assim distribuída:
Benlhevai (2 votos )6%
Candoso (2) 6%
Carvalho de Egas (1) 3%
Lodões (1) 3%
Mourão (1) 3%
Nabo (4) 12%
Samões (1) 3%
Santa Comba de Vilariça (1) 3%
Seixos de Manhoses (2) 6%
Trindade (6) 18%
Vale Frechoso (1) 3%
Vila Flor (5) 15%
Vilarinho das Azenhas (1) 3%
Vilas Boas (5) 15%

O novo desafio já está disponível desde o dia 1 de Dezembro. Trata-se de uma rocha granítica que pesa algumas toneladas. Esta curiosidade criada pela mãe natureza, foi alvo da atenção dos homens, que decidiram transportá-la e colocá-la bem no centro da aldeia, onde todos a podem admirar. Há dezenas de rochas destas, pelos montes (algumas bem curiosas, no Vieiro), mas esta está num jardim.

2 comentários:

Alexandrina Areias disse...

Tenho a certeza que o jardim que tem esta rocha, é um jardim bonito, pois a rocha é diferente e interessante... Falta é saber onde encontrá-lo:)
Linda foto a da barragem, com o céu todo pincelado...

Anónimo disse...

bem..de bonito nao tem nada.só se for mesmo a rocha...