05 maio 2009

Flor do Mês - Abril 2009

No mês de Abril as flores foram tantas que se tornou difícil a escolha. Podia ter escolhido a mais delicadas, as mais raras, as mais perfumadas, as mais fotogénicas, mas escolhi mais pela abundância embora, nunca possamos julgar pelas aparências.
A escolha recaiu na carqueja, ou carqueija, como nós dizemos. O seu nome científico é Pterospartum tridentatum e pertence à família Fabaceae mais conhecidas por leguminosas. O nome da família (Fabaceae ) talvez derive do facto de todas as plantas que a integram produzirem pequenas vagens (como a ervilheira o feijoeiro ou a acácia), mas um dos aspectos mais curiosos prende-se com o facto de serem leguminosas. Grande parte das espécies desta família apresentam simbiose das suas raízes com bactérias do género Rhizobium e semelhantes, que fixam o nitrogénio da atmosfera, uma característica ecológica de extrema importância uma vez que contribui para o enriquecimento do solo.
A carqueja tem mais aspectos curiosos como seja o facto de praticamente não possuir folhas. A função fotossintética é feita pelo caule, que para o efeito apresenta duas espécies de asas que se prolongam ao longo dele em posições opostas, funcionando como folhas.
Em Portugal estão identificadas 3 subespécies de carqueja, mas a sua identificação não é muito fácil. São muito abundantes, principalmente a norte. A floração acontece entre Março a Junho mas é nos meses de Abril e Maio que se faz a colheita da flor, tão tradicional nas nossas aldeias.Cresce bem em matos, matagais e terrenos incultos. No concelho está espalhada por todos os locais principalmente nos pontos mais elevados onde existe vegetação rasteira, partilhando o espaço com giestas, estevas e arçãs e também o tojo, "parente" muito próximo da carqueja. Encontro carqueja com frequências nas freguesias de Trindade, Benlhavai, Valefrechoso, Roios, Vilas Boas, Freixiel e Candoso, mas é possível que também seja abundante nas restantes.
A lenha de carqueja (estamos a falar de um arbusto) já foi bastante usada para aquecimento dos fornos de cozer o pão, mas actualmente é pouco usada como combustível. As suas flores são colhidas e secas. Com elas se faz o tão conhecido chá de carqueja indicado para hipertensão, constipações, tosse, bronquite, diabetes, rins e bexiga. Mas é na culinária que a carqueja ganha cada vez mais adeptos. Cá em casa, são usadas as partes terminais de pequenos caules para temperar carne estufada, principalmente coelho. É famoso o arroz de carqueja mas ainda não provei.
A carqueja também é utilizada para aromatizar licores.
Por último, e como o verão se aproxima, o chá de carqueja ajuda no emagrecimento devido à sua função diurética.

1 comentário:

Transmontana disse...

Olá,
A escolha está bem feita e os ensinamentos muito completos, como é costume.
Parabéns, e...continue.
Cumprimentos
Anita