17 fevereiro 2007

Exposição: Vila Flor em Memória – Cortejo de Oferendas 1949-1951


Vai abrir no dia 18 de Fevereiro às 15 horas, no centro Cultural de Vila Flor uma exposição evocativa dos grandes desfiles e festas ocorridas entre 1949 e 1951, para angariação de fundos para a construção do Hospital da Santa Casa da Misericórdia. A 30 de Novembro de 1949, no chamado Cortejo de Oferendas, participaram 77 carros alegóricos representando todas as freguesias do concelho. Estiveram presentes muitos Ranchos Folclóricos que provocaram na altura uma grande movimentação frente aos Paços do Concelho que se prolongou pela noite fora. Estiveram presentes muitas personalidades importantes de Vila Flor e do governo, sendo angariados 150 contos.
Em 1951 o cortejo realizou-se a 28 de Outubro. A animação foi a mesma e faria corar de inveja qualquer manifestação que se faça nos tempos que correm.
A exposição é digna de se ver. A riqueza etnográfica da época está bem retratada, e as pessoas mais idosas reconhecem facilmente os bonitos jovens, que com galhardia, representavam a sua aldeia. Junto às fotografias estão as canções que cantaram no desfile, pequenas peças de teatro e a ementa do banquete do dia.

Pelas quinze horas, hora da abertura da exposição haverá exibição de danças tradicionais lembrando o ocorrido em 1949-1951.

Sem comentários: