01 agosto 2008

Flor do Mês - Julho 08

A Flor do Mês de Julho não foi muito difícil de escolher. As espécies selvagens, em floração, já são poucas e a maior parte delas passa desapercebida. Curiosamente apercebo-me que as cores das flores também têm uma época. Os vermelhos selvagens são os primeiros a aparecer; seguem-se depois os amarelos vistosos; agora, há por aí algumas flores timidamente pintadas de azul e roxo.
A minha escolha recaiu sobre a alfazema (Lavandula angustifolia). Não conheço nenhuma espécie selvagem aqui na região, é mais típica da bacia do mediterrâneo, mas recordo-me de já ter visto muita no sul de França. A espécie mais próxima que existe em Vila Flor, talvez seja a rosmaninho, conhecida localmente por arçã, (arçanha em Mogadouro). Repare-se no seu nome científico Lavandula stoechas!
Escolhi a alfazema porque, é de longe, a planta mais abundante nos jardins públicos de Vila Flor. Há uma grande mancha de plantas nos socalcos adjacentes ao recinto da feira, quem vai da Rua da Amendoeira à Rua de S. Sebastião; há um bonito conjunto no jardim do Largo de Santa Luzia; a maior quantidade está na Avenida Vasco da Gama, desde a Cooperativa até à rotunda do Barracão, quase em Samões, usada como ornamentação no separador das faixas de rodagem.
Esta planta, considerada erva aromática, é na verdade um arbusto, uma vez que o seu caule lenhoso vai engrossando de ano para ano. As suas flores são normalmente de cor azul-lilás e muito aromáticas. As abelhas procuram-nas com sofreguidão. Na Provence o mel de Lavande é bastante mais caro do que o mel vulgar. As flores, mesmo depois de secas, mantêm o seu perfume. São ideais para meter em saquinhos e depois colocá-los nos armários da roupa, difundindo um aroma inconfundível. A flor é também usada na culinária, como aromática, e em chá.
Esta planta também tem um significada especial, para mim. Durante a década de 80, trabalhei vários verões, na extracção de óleo de alfazema, em destilarias próprias, na região de Alpes de Haute Provence, onde a alfazema assume uma importância impensável, quer como produção agrícola, onde ocupa o primeiro lugar, quer como atracção turística. O óleo recolhido, com um aroma muito intenso, era depois comercializado para produtos de cosmética e medicamentos. Os idosos esfregavam-no nos joelhos, reconhecendo-lhe propriedades benéficas para os ossos e para a pele. Também usavam algumas gotas do óleo na água do banho.
Os campos de alfazema nas encostas dos Alpes, são das paisagens mais belas que eu já vi na vida.

1 comentário:

Anónimo disse...

É, de facto , uma flor muito bonita e de muito agradável aroma!!! Parabéns pela escolha...
Vila Flor tem muitas e eu gosto especialmente das que estão no Largo de Santa Luzia.
Cumprimentos
Anita