11 setembro 2008

Flor do Mês - Agosto 08

O fiolho, ou funcho (Foeniculum vulgare Mill), é uma planta muito vulgar em todo o Portugal. Além de todas as características que fazem desta planta uma espécie “fora de série”, tem a característica de ser uma das poucas que floresce durante os meses mais quentes, incluindo o mês de Agosto.

São tão poucas as espécies vegetais, selvagens, com flor, durante o Verão, que os insectos acotovelam-se para chegar às pequenas flores amarelas do fiolho.
Esta planta é fácil de encontrar em todo o concelho, na berma dos caminhos e estradas. As suas flores não são muito vistosas, tal como as de outras espécies da mesma família (Umbelliferae), como a cenoura, o embude ou a salsa. Floresce nos meses de Julho e Agosto, mas ainda há por aí alguns pés floridos.
Embora no nosso meio a principal utilização do fiolho, seja em chá, feito com caules finos e flores, todas as partes da planta são passíveis de serem utilizadas, para os mais variados fins: são conhecidas as garrafas de anis com um ramo de funcho no interior; as suas sementes moídas são usadas para aromatizar licores; as raízes têm uma função diurética; os caules tenros podem ser usados em saladas e sopas; os seus óleos são usados em perfumaria, em pastas dentífricas, champôs e sabonetes, mas em grandes concentrações podem funcionar com insecticidas!
Caíram já as primeiras chuvas, talvez haja por aí algumas espécies sedentas, para mostrarem as suas flores. Vou continuar à descoberta.

2 comentários:

Anónimo disse...

Como sempre, encontrou uma flor para ser a eleita do mês! Parabéns pela sensibilidade com que "vê" e grava as coisas mais simples e que a alguns, como eu,nâo nos chamam a atenção se ,para isso, não formos alertados pelo Aníbal...
Cumprimentos
Anita

Anónimo disse...

Olá
...que espectáculo!!!! Ai o meu amarelo; melhor, a minha côr amarela... Obrigada. Como sempre, e, parafraseando a "NOSSA" PROFª ANITA: "de se lhe tirar o chapéu"!!!!
Abraço
Esmeralda