05 outubro 2008

Flor do Mês - Setembro 08

Quando pensava que não ia encontrar mais nenhuma flor para continuar esta rubrica, Flor do Mês, eis que comecei a encontrar pequenos canteiros de Primavera em pleno Outono! A flor que apresento como Flor do Mês de Setembro, já a encontrei muitas vezes, já a fotografei e creio até que já a coloquei aqui no blogue.
Não foi fácil estudar a sua identificação botânica. Depois de muito procurar, penso tratar-se de Merendera filifolia, conhecida por quita-merendas, merendeira ou noselha. Numa busca na base dados on-line da UTAD, Flora Digital de Portugal, não encontro o mesmo nome científico, mas sim Merendera montana. A Colchicum montanum também é a mesma espécie.
São plantas pertencentes à ordem das Liliaceas, família das Colchicaceae, que conseguem ter energias para florirem nesta altura do ano, graças à acumulação de reservas num pequeno bolbo subterrâneo. A floração acontece de Agosto a Outubro, em zonas sem mato, perto dos lameiros, à beira dos bosques ou nas clareiras.
Na altura da floração não tem folhas, que irão aparecer posteriormente e manter-se-ão até ao início do Verão. As suas folhas não são comidas pelos animais!
O nome científico Colchicum montanum evidencia as suas propriedades medicinais. A colchicina é um fármaco antimitótico que intervém na divisão celular. Este fármaco é meu conhecido, visto que já o usei várias vezes para controle do ácido úrico no sangue.
Outra curiosidade, prende-se com o seu nome vulgar - quita-merendas - pelo qual é conhecida em toda a península ibérica, de onde é endémica. Este nome, está relacionada com a época de floração. Como o dia solar se torna mais curto, é suprimida a merenda!
Muitas vezes confunde-se esta espécie como açafrão selvagem (Crocus nudiflorus) que ainda à dias fotografei quando ia a pé em direcção ao Peneireiro.

3 comentários:

Anónimo disse...

Aníbal, mesmo numa época difícil para as flores, encontrou uma bem bonita para o mês de Setembro. Mais ainda, complementou-a com uma descrição muito completa e desconhecida para a maioria, na qual eu me incluo. Parabéns pela flor e pelos ensinamentos.
Cumprimentos
Anita

JORGE DELFIM disse...

Parabens pela descoberta!




Jorge Delfim

Anónimo disse...

Caro Anibal,
a tal flor acho q deve ser mesmo a "Merendera"... não fosse ela de Vila Flor! eheheheh
Abraço,
N