02 novembro 2008

Clube de Xadrez de Vila Flor


"O Clube de Xadrez de Vila Flor nasceu em 1987 e legalizou-se em 1990, com a finalidade de apenas se jogar Xadrez, chegou a ter filiados, entre adultos e jovens, mais de 50 jogadores!
O clube foi várias vezes campeão distrital, participou durante vários anos na Taça de Portugal e na 2ª e 3ª Divisões. Organizou os Campeonatos Nacionais de Semi-Rápidas em 1992, 1993 e 1994. Organizou os famosos (nos anos 90) Torneios de Xadrez "Amendoeiras em Flor" nos anos de 1990, 1991, 1992, 1993, 1994, 1995 e 1996, sempre com prémios acima dos 500 contos (acima dos actuais 2500 euros), passaram por Vila Flor os melhores jogadores portugueses e muitos estrangeiros (O GM Spraggett venceu por 2 vezes o GM Fernandes por 1 vez, o GM Galego por 1 vez, o GM Antunes por 1 vez). A média de jogadores por torneio andava acima dos 120 jogadores. Num dos Nacionais tivemos acima dos 150 participantes!
Recordo que na altura a AXB tinha sede em Vila Flor (onde além do Clube de Xadrez de Vila Flor havia a Associação Cultural e Recreativa de Vila Flor e o Clube Jovem de Vila Flor, todos a jogar Xadrez) e tinha vários clubes (3 clubes em Moncorvo, 3 clubes em Vila Flor e 1 em Bragança)... Velhos tempos!!!"

por Vítor Sil


A reactivação do clube, levada a cabo a 25 de Outubro de 2008, toma por horizonte o recuperar desses velhos tempos...
Pretendemos dinamizar novamente o clube, em Vila Flor, e levar o nome desta mais longe, dar um contributo para a juventude, para a sociedade...
Mas, após o longo período de inactividade, o clube necessita de divulgação, de apoios e patrocínios, um espaço físico para poder ensinar a população, realizar treinos e torneios, bem como uma viatura para deslocações...
Pedimos a toda a comunidade que ajude a divulgar a activação deste clube que tanto brio deu a Vila Flor.

Site: http://cxvilaflor.blogspot.com/
Contacto: cxvilaflor@gmail.com

O responsável,
Paulo Afonso

Nota: A segunda fotografia foi retirada do Boletim Municipal de 1996

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro amigo Vitor Sil,
É com enorme alegria,que recebo a noticia do regresso do clube de xadrez á actividade,outrora intensa e muito dinâmica, em prol da juventude.
Deixo-vos um grande abraço,da amizade e estimulo,para que consigas fazer essa caminhada e oa apoios necessários,não faltem.
Rui Guerra

Anónimo disse...

Felicito o Vítor Sil e a malta de Vila Flor pela reactivação do seu clube de xadrez e dinamização da AXB (ainda está em vila Flor?) - Só por curiosidade, até aproximadamente 1990 esteve sedeada em Torre de Moncorvo, onde também se jogou muito xadrez, entre os finais dos anos 70 e os anos 80. É bem que se retome este desporto (ou ciência?) na era dos computadores e das partidas "on line". Força, malta!
Nelson