04 abril 2009

Flor do Mês - Março 2009

Chegou a Primavera, não faltam candidatas a Flor do Mês de Março. Escolhi uma que talvez não seja das mais conhecidas, mas é sem duvida das mais curiosas. À primeira vista pode ser confundida com a Flor do Mês de Janeiro de 2009, mas não, nem sequer pertence à mesma família.
Esta flor pertence à família Aristolochiaceae, e é a espécie Aristolochia paucinervis Pomel. Segundo o registo do Jardim Botânico da UTAD existe em todos o país sendo conhecida por vários nomes todos eles curiosos: Aristolóquia; Aristolóquia-fibrosa; Aristolóquia-longa; Aristolóquia-menor; Erva-bicha; Erva-bicha-dos-hervanários; Estolóquia; Estrelamim; Pistolóquia.
As plantas desta família são normalmente trepadoras, mas não é o caso. Gosta de matos, campos cultivados e beira dos caminhos. A floração acontece de Março a Julho. As folhas são cordiformes e as flores são verde-amarelo com listado roxo.
Estas plantas não causam muita simpatia nas pessoas, havendo mesmo quem lhe atribua a causa de algumas doenças, no entanto, analisando o seu nome científico podemos ficar a saber que:áristos = excelente e lochia(locheía) = relativo ao parto. São, portanto, plantas que foram usadas na idade média como benéficas para o parto. Os frutos parecem pequenos melões, razão porque em espanha também é conheciado por meloeira (e orelhas do diabo!).
Estas fotografias foram tiradas no dia 19 de Março de 2009, junto à Fonte do Olmo (Vila Flor, perto do Parque de Campismo).

Flor do Mês - Março de 2008

1 comentário:

Transmontana disse...

Linda e fora do vulgar!!!
Eu não a conhecia...
Parabéns pela escolha, e obrigada por no-la dar a conhecer!!!
Cumprimentos
Anita