No sábado passado tive um convite para almoçar e passar algumas horas, juntamente com alguns amigos, num local que eu desconhecia a Quinta de Valtorinho (perto de Seixo de Manhoses). Já tinha passado próximo desta quinta por várias vezes, nas minhas deslocações a pé ou em BTT, entre o Gavião e o Arco, mas nunca no seu interior.
Para além da companhia agradável dos amigos, houve algumas surpresas que não estava à espera. A primeira é que o o dono da quinta, tem um hobby há muitos anos; colecciona rochas, raízes, troncos de árvores, etc., procurando neles imagens e fazendo arranjos que são autênticas obras de arte da natureza. A tudo isto juntam-se alfaias, electrodomésticos, moveis, tudo de outras épocas, fazendo-nos viajar no tempo.
O almoço prolongou-se pela tarde dentro, porque iguarias não faltaram, das mais simples às mais elaboradas. Tudo regado um um tinto muito suave, colhido na própria quinta. Este almoço fez-me lembrar que tenho descurado a Gastronomia, neste blogue que se pretende de diferentes descobertas, mas, nesta área, nem todas as experiências têm sido muito positivas.A meio da tarde houve tempo para uma visita ao Gavião. Estava como sempre esteve, ao abandono, cada vez mais devorado pelas silvas. Foi no gavião que conheci a planta (uma gramínea) conhecida por sumauma, que servia para encher as almofadas.
De regresso à quinta ainda fizemos um passeio pela vinha, olival e horta, tudo cuidado com esmero e com o mesmo gosto com que se empilham pedras formando presépios ou se entrelaçam raízes simulando dinossauros.
Para terminar o relato desta tarde bem passada lembro também que paisagem que se avista da quinta é magnífica, descendo o olhar encosta abaixo até ao Nabo percorrendo depois todo o Vale da Vilariça, perdendo-se depois nos densos carvalhos do Reboredo ou seguindo até ao Felgar, onde se desprende da terra.
4 comentários:
A quinta do Valtorinho é a quinta mais linda do conselho de Vila Flor
Um beijinho grande para os donos deste linda quinta.....
Até breve.....
Pedro e Stéphanie
Que bom ver esta linda quinta nesse blogue que nos faz ver a paixao de um homem pela as suas raizes. Que bons momentos passamos nesta maravilhosa quinta com os donos,o Sr João Pedro e a Sra Eulàlia.
Até breve
Um beijinho para vos os 2.
Claudine e Arménio
Eu Também tenho que agradecer aos colegas João Pedro e Eulália, pela excelente tarde que passámos em sua companhia.
Na pequena reportagem que fiz muito ficou por dizer e por mostrar, mas se a Ministra da educação deixar, voltaremos à Quinta para descobrir mais alguns cantinhos de Vila Flor.
Quinta Valtorninho, uma quinta linda, num sitio muito bonito e com uma bela vista! Não esquecendo o bom vinho que tem!
Parabéns ao João Pedro e à dona Eulália pela excelente quinta q têm.
Alberto Assunção
Candoso
Enviar um comentário