10 janeiro 2010

Flor do Mês - Novembro 2009

O Outono começou frio e chuvoso e não tem sido fácil manter actualizada esta secção da Flor do Mês. Mesmo assim, é sempre possível descobrir plantas que fogem à regra e teimam em florir quando a maior parte das plantas perde as suas folhas ou simplesmente morre. Desta vez não fui encontrar a flor do mês de Novembro no meio dos montes, em qualquer ponto do concelho, fui encontrá-la em muitos quintais mesmo ao lado da casa onde moro.

A Flor do Mês de Novembro de 2009 é a flor da nespereira (Eriobotrya japonica). Trata-se de uma rosaceae e não é muito diferente de outras como a amendoeira, cerejeira ou amendoeira. Mas, ao contrário destas, a nespereira mantém a folha todo o ano. As flores crescem nas extremidades dos ramos, em cachos, com cinco pétalas, brancas e perfumadas. As abelhas banqueteiam-se nelas, não há muitas alternativas.
Entre nós a utilização desta planta é muito diminuta. Limita-mo-nos a comer os frutos (também conhecidos como magnórios) que são bastante saborosos, podendo o sabor ser mais doce ou mais ácido dependendo da maturação. As nêsperas podem ser utilizadas para fazer compotas, geleias, vinho ou licores. As folhas e as sementes são ligeiramente venenosas mas o seu sabor pouco convidativo dificultam o seu consumo.

Apesar do seu nome científico japónica, esta árvore é originária da China e ocupa um lugar importante nos jardins, não como árvore de fruto, mas como decorativa devido às bonitas folhas.

1 comentário:

Transmontana disse...

Olá, Aníbal,
Mais uma flor para representar um mês! Como sempre, vem acompanhada de sábias explicações!
Parabéns pela escolha e obrigada por partilhar connosco!
Tenha um bom domingo!
Anita