26 fevereiro 2010

Limpar Vila Flor

Nos últimos 3 anos não me tenho cansado de mostrar as belezas de Vila Flor. Mas, nem tudo é tão bonito como muitas vezes as fotografias mostram. Já disse várias vezes que ainda há muito a fazer no que toca à preservação do ambiente, nomeadamente ao tratamento dos esgotos e à limpeza dos lixos, cada vez em maior quantidade, espalhados por muitos locais no concelho.
A iniciativa Limpar Portugal, de que aqui já dei conhecimento, pretende sensibilizar, mobilizar e contribuir para a preservação do meio ambiente, tendo como ponto forte a limpeza de lixeiras clandestinas, feita por voluntários. Também em Vila Flor foi dado o pontapé de saída para a mobilização de voluntários, com a criação de um Grupo no sítio oficial do Movimento.
Acontece que, até ao momento, a adesão tem sido fraca, levando-nos a pensar que, ou não há lixeiras no concelho, ou nós que aqui moramos pouco nos importamos com o assunto. Como sei que há bastantes lixeiras no concelho, as fotografias mostram-no e penso que os vilaflorenses se preocupam com o meio-ambiente deste concelho, ainda não baixei os braços. Continuo à espera que mais gente se mobilize para colaborar na limpeza do concelho no dia 20 de Março.

O primeiro passo é a inscrição no sítio web do movimento e depois aderir ao Grupo Vila Flor (http://limparportugal.ning.com/group/vilaflor) . Os que têm mais dificuldades na web, podem simplesmente mandar-me  um eMail, mostrando a sua disponibilidade para integrar este movimento de cidadãos preocupados com o seu concelho. O endereço de email é: cclvilaflor@gmail.com .
Fico à espera.

Nota: as lixeiras nas fotografias são: a primeira, entre Santa Comba da Vilariça e Valbom, junto à estrada; a segunda, num pinhal bem próximo de Valtorno.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Prof.Anibal.
Na verdade tenho andado distante, mas não indiferente.Problemas, mas tudo se há-de resolver.
Como Vilaflorense, agradeço o vosso empenho(e do grupo), em " limpar VilA FLOR".Na altura, quando necessário avisa-me p.f., pois gostava muito poder ajudar.O Prof.Helder tem o meu e-mail, ou um simples telefonema.Não quero excluir-me, de tão nobre e necessária iniciativa.
Talvez fosse necessário completar o v/ excelente trabalho com divulgação na imprensa regional, achais bem?
Obrigado pela excelente i9niciativa.
Abraço.Rui Guerra