13 fevereiro 2010

Reis 2010 (6)


Mensagens publicadas sobre os Reis 2010
Para terminar a gala foram entregues os prémios dos concursos de Presépios e de Montas do concelho. Continuo a achar que estas iniciativas podiam ter mais divulgação. O concelho continua a ser desconhecido da maior parte dos vilaflorenses. Os presépios podiam ser uma boa "desculpa" para provocar algumas visitas a aldeias do concelho.
A XVI Gala Cantar os Reis proporcionou aos muitos que encheram o Centro Cultural uma tarde muito agradável. Foram 10 os grupos que, com alguma dificuldade, devido ao mau tempo, conseguiram marcar presença e encantar com o melhor que sabem fazer, representando a sua terra, recordando práticas e trajes, mantendo a tradição de cantar os Reis.
No final houve um lanche convívio para todos os intervenientes. Entre outras coisas foi servido um saboroso rancho que aconchegou e aqueceu o estômago, num dia especialmente frio. Houve também espaço para alguns passos de dança ao som dos instrumentos tradicionais do grupo da Associação Recreativa e Cultural de Vila Flor.
Foi pena que o mau tempo assustou alguns dos participantes, que regressaram às suas aldeias o mais depressa possível, com receio de que mais tarde não o conseguissem fazer.
Apesar de ter sido uma tarde muito agradável, também tenho alguma pena de a ter passado fechado no auditório. Foi o dia da maior nevada que já aconteceu este ano em Vila Flor e gostava muito de ter circulado pela vila e arredores captando imagens raras, cheias de brancura e de beleza.

Agradeço a todos os grupos por me facultaram as letras dos seus Reis e pela simpatia com que posam para as fotografias, mesmo quando um intruso lhes invade a privacidade no vestiário.

Sem comentários: