23 maio 2010

Caminhada pelo Coração

Realizou-se no dia 22 de Maio, em Vila Flor, a Caminhada Pelo Coração. A organização esteve a cargo do Centro de Saúde de Vila Flor /Núcleo de Doenças Cardiovasculares.
Estive presente na 2.º Caminhada pelo Coração, realizada em 2009, que foi um enorme sucesso e a expectativa era muita para esta terceira edição. O programa estendia-se por toda a manhã e parte da tarde com distribuição do almoço.

Foram muitos os que compareceram para a caminhada, talvez mais de duas centenas. Gente de todas idades, desde poucos meses, ainda em carrinhos de bebé, até a muitos anos de vida, como uma idosa do Mourão com quem conversei durante o percurso, que me confessou ter vindo a pé do Mourão ao Cabeço, na semana passada!
A caminhada é muito pequena e foi feita com várias pausas para posar para a televisão. Fez-me lembrar aquelas cerimónias de casamento em que o fotógrafo é o mais importante. Como participam pessoas com idades muito dispares talvez não pudesse ser mais longa, mas uma volta à barragem Camilo Mendonça seria espectacular.
O dia esteve luminoso e o sol quente, mas às onze horas praticamente toda a gente já tinha chegado ao Estádio Municipal.
Comparativamente com o ano passado, este ano, a organização esteve muito pobre. Basta dar uma vista de olhos ao pequeno vídeo que realizei no ano passado para verificar que havia imensos jogos, para todas as idades, que fizeram as delícias de todos. Este ano tudo se resumiu a alguns exercícios de relaxamento. As pessoas dançaram animadamente, como que a mostrar que estavam com vontade de fazer mais alguma actividade física.
Eu também pousei a mochila e dei algumas voltas ao campo em passo de corrida.
Perto do meio dia foi pedido que todos se sentassem nas bancadas para ser distribuído o almoço. Como não me foi aceite a inscrição fora de prazo, eu não tinha almoço. Por isso voltei a Vila Flor.
No meu regresso, já por caminhos rurais pude apreciar com mais calma o colorido das flores, que, esta Primavera, tem estado qualquer coisa de espectacular. Tenho mesmo que realizar mais algumas caminhadas antes que o sol queime o manto verde que se estende na berma dos caminhos.

3 comentários:

Organização disse...

Bom dia Prof. Aníbal!

A organização da 3ª Edição da Caminhada pelo Coração pretende esclarecer que a "chamada pobre organização" deve-se ao facto de o professor certamente não ter tido acesso ao programa de actividades, onde estava bem explícito que todas as actividades desportivas/recreativas, iriam ter lugar a partir das 14 horas.
É com muita pena nossa, que agora constatamos, que o professor não esteve presente nas actividades da terde, onde poderia testemunhar toda a animação que se viveu entre os participantes.
Mais acrescentamos, que a organização está receptiva a sugestões para a próxima edição.

Pela organização,

Neuza Borges e Vera Teixeira.

Organização disse...

Olá outra vez...

Voltamos para rectificar e pedir as nossas desculpas pelo lapso, mas realmente houve uma falha na informação descrita nos cartazes, onde a ordem das actividades não está correctamente definida e dá a ideia de que iriam ser antes do almoço.

Lamentamos mais uma vez a situação.

AG disse...

Ainda bem que a organização da 3.ªCaminhada pelo Coração veio esclarecer a razão de haver poucas actividades no período da manhã. De facto, eu só estive presente até à hora de almoço. Na reportagem feita pela LocalVisão também não são visíveis essas actividades.
Dou os meus parabéns à organização pela mobilização conseguida e fico à espera de outras actividades semelhantes. Temos que cuidar do nosso coração todos os dias.

Aníbal Gonçalves