30 março 2011

Prunus spinosa

Prunus espinosa é o nome científico atribuído ao abrunheiro bravo que agora se encontra em plena floração. Esta espécie pode ser encontrada praticamente em todo o concelho por que cresce e desenvolve-se de forma espontânea. É muito frequente em matas e silvados ou na berma dos caminhos, onde luta com bastante sucesso pela sua sobrevivência. Tem espinhos bastante afiados nos caules.
Os seus frutos são pequenos e bastante apetitosos à vista. São, no entanto, muito ácidos, só sendo agradáveis quando estão a cair de maduros. os frutos têm propriedades medicinais, embora não conheça a sua utilização terapêutica na região.
No momento, são as belíssimas flores albas que fazem festa para os insetos(e para os fotógrafos de natureza).

1 comentário:

Inês disse...

Olá Sr. Anibal
Foi procurando por Samões, na net, que encontrei seu blog.
E, porque procuro por Samões? Procuro porque meu avô veio daí no início do século passado. Aqui chegando, casou com minha avó e tiveram 03 filhos dentre eles meu pai. Só que meu avô faleceu muito cedo, quando meu pai tinha só 05 anos e seus documentos se perderam com o tempo. Tenho procurado muito por alguma coisa que me leve a encontrar meus parentes portugueses.
Em julho/2011 vou a Portugal.
O Sr teria alguma indicação? Alguma orientação que me ajudasse, que me indicasse por onde começar quando aí chegar?
Peço muitas desculpas por invadir este seu espaço para pedir ajuda para um problema meu. É que tenho procurado tanto um caminho que me leve a achar minhas origens que, quando encontro alguém de Samões, aproveito como mais uma chance.
Desde já agradeço muito por sua atenção.
Saudações

P.S.: Vivo no sul do Brasil e meu email é inesbalbi@gmail.com