16 junho 2011

Freguesia Mistério n.º 48

O desafio Freguesia Mistério, na sua edição número 47 teve 13 participantes. Decorreu durante o mês de Maio e consistia em identificar a freguesia onde existi um painel de azulejos com a imagem de uma Nossa Senhora. Quando coloquei este desafio estava convencido que seria muito, muito fácil de adivinhar, mas os resultados mostram o contrário. A tendência de voto inclinou-se para Vale Frechoso, talvez porque já coloquei outros painéis de azulejos dessa aldeia em desafios anteriores. Eu dei a pista que seria importante descobrir de que Nossa Senhora se tratava: é Nossa Senhora do Castanheiro. Com esta informação parece-me que seria relativamente fácil relacioná-la com a freguesia de Valtorno, que seria a resposta correta.


Os votos ficaram distribuídos desta forma:
Nabo (2) 15%
Trindade (2) 15%
Vale Frechoso (9) 69%
A imagem pintada no painel tem muitas semelhanças com a existente no interior da igreja matriz. Este painel de azulejos encontram-se ao fundo do caminho que dá acesso à igreja, através de uma alameda. É facilmente visível para quem passa no cruzamento que dá acesso à estrada do Mourão. É pena que alguns vândalos tenham causado alguns estragos, mas também há quem aqui acenda velas e deposite flores, como a fotografia ilustra.

O desafio que está a decorrer desde o início do mês consta, mais uma vez, na identificação de umas alminhas. Trata-se de um marco, que não deve ser muito antigo, junto a uma das principais estradas do concelho, à entrada de uma aldeia.
Em que freguesia podemos encontrar estas alminhas?
Participe com o seu palpite  (na margem direita do blogue).

Sem comentários: