23 fevereiro 2008

Amendoeiras em Flor, em Vila Flor - Percurso 2

Receoso de que não estivesse a dar a informação correcta aos turistas que visitam a Vila Flor “na rota das amendoeiras” seguindo as indicações que eu dei, hoje fiz um dos percursos que indiquei no dia 12 de Fevereiro. Agora já há muitas amendoeiras em flor, mas, infelizmente, depois de alguns dias com um clima espectacular, o fim-de-semana adivinha-se cinzento.
Já passava das quatro quando saí de casa, por isso optei Percurso 2, com 31 quilómetros, que levaria também ao Vale da Vilariça. Imprimi um mapa, peguei numa caneta florescente e saí (de carro) em direcção ao Barracão. As primeiras amendoeiras em flor apareceram na N213 logo depois de passar o cruzamento para Mirandela. A floração ainda não está no máximo da sua pujança. Em linhas gerais, parece-me que nesta zona, a floração está pelos 30% enquanto no Vale da Vilariça já andará pelos 60%. Quando cheguei ao cruzamento para Roios, deixei aí o carro e segui a pé por um caminho à esquerda. Tal como previ, encontrei aí um bom conjunto de amendoeiras floridas. As condições climatéricas não eram as melhores, mas esforcei-me por conseguir algumas fotografias para ilustrar o passeio. Encontrei um casal que apanhava vides e passei com eles bastante tempo, conversando sobre as agruras da vida de agricultor.
Voltei ao carro. Esta pequena estrada que desce até Roios não vem nos mapas. Há amendoeiras em flor até à aldeia e mesmo dentro dela. Fiz uma curta paragem junto à capela de Nossa Senhora da Graça e continuei a minha descida até Lodões. Aqui e além há bonitos exemplares de amendoeiras em flor. São pequenos ramalhetes agarradas à terra, um quase nada que cobre as rochas, alguns centímetros mais abaixo. Parece incrível que tanta beleza brote de um solo tão agreste!
Lodões deve ser das freguesias do concelho que tem mais amendoeiras. A Norte da aldeia há muitos amendoais, infelizmente quase todos abandonados. Mas, mesmo assim, as amendoeiras teimam em cobrir de pétalas brancas perfume as colinas circundantes. Também em Lodões a amendoeira é nome de rua, Rua da Amendoeira. Parei no início desta rua para fotografar umas alminhas.
Depois de deixar Lodões pela N102 (E802) em direcção a Sampaio, encontrei muitas amendoeiras floridas. Aqui sim, a floração está agora no máximo de beleza. Até Sampaio há bonitas manchas de cor.
Depois de passar as Águas Bem-saúde, há alguns exemplares de amendoeira na berma da estrada que gosto de ver, com a Junqueira de fundo. Estão magníficas, mas não pude parar o carro nas curvas da estrada.
Pouco antes da ponte da Junqueira, virei à esquerda, pela N215 até Vila Flor. Há algumas amendoeiras floridas mesmo junto à estrada, mas já não tinha luz suficiente para as fotografar. Pouco antes de chegar a Vila Flor, há também alguns amendoais completamente floridos.
Fiquei satisfeito com o percurso que indiquei e que segui. Para completar a beleza da paisagem e a pureza das flores de amendoeira, só faltou um pouco de Sol e aquele céu azul que tanto gosto de fotografar. Ainda vamos ter mais alguns dias com amendoeiras em flor…

Sem comentários: