
Já passava das quatro quando saí de casa, por isso optei Percurso 2, com 31 quilómetros, que levaria também ao Vale da Vilariça. Imprimi um mapa, peguei numa caneta florescente e saí (de carro) em direcção ao Barracão. As primeiras amendoeiras em flor apareceram na N213 logo depois de passar o cruzamento para Mirandela.

Voltei ao carro. Esta pequena estrada que desce até Roios não vem nos mapas. Há amendoeiras em flor até à aldeia e mesmo dentro dela. Fiz uma curta paragem junto à capela de Nossa Senhora da Graça e continuei a minha descida até Lodões. Aqui e além há bonitos exemplares de amendoeiras em flor. São pequenos ramalhetes agarradas à terra, um quase nada que cobre as rochas, alguns centímetros mais abaixo. Parece incrível que tanta beleza brote de um solo tão agreste!


Depois de passar as Águas Bem-saúde, há alguns exemplares de amendoeira na berma da estrada que gosto de ver, com a Junqueira de fundo. Estão magníficas, mas não pude parar o carro nas curvas da estrada.
Pouco antes da ponte da Junqueira, virei à esquerda, pela N215 até Vila Flor. Há algumas amendoeiras floridas mesmo junto à estrada, mas já não tinha luz suficiente para as fotografar. Pouco antes de chegar a Vila Flor, há também alguns amendoais completamente floridos.
Fiquei satisfeito com o percurso que indiquei e que segui. Para completar a beleza da paisagem e a pureza das flores de amendoeira, só faltou um pouco de Sol e aquele céu azul que tanto gosto de fotografar. Ainda vamos ter mais alguns dias com amendoeiras em flor…
Sem comentários:
Enviar um comentário