18 janeiro 2012

Freguesia Mistério n.55

A Freguesia Mistério n.º 54 aconteceu durante o mês de dezembro. O enigma estava representado pela imagem parcial de uma aldeia, questionando de que freguesia se tratava. Acredito que não seja tarefa fácil identificar os locais com uma simples fotografia, ainda por cima em tamanho minúsculo. Além de que as possibilidades de fotografar uma aldeia são infindáveis. A aldeia representada era Freixiel.
A localização geográfica de Freixiel, rodeada por montanhas de altitude considerável, fazem com que seja possível ver a aldeia dos mais diversos ângulos, qual deles o mais bonito. Mas esta possibilidade não ocorre só ao longe, havendo "miradouros" perto da aldeia, ou mesmo dentro dela. São o caso do promontório onde se eleva a Forca e o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. A fotografia em questão foi tirada ainda de mais perto, perto da igreja matriz, junto ao Lar Santa Maria Madalena. As casas que se vêm pertencem à Rua Queimada que se prolonga em direção ao vale da Cabreira. Formação rochosa sempre atenta e dominante é o Pé-de-cabrito, já em território de Ansiães, mas que se destaca no perfil do horizonte.
Responderam à pergunta 10 pessoas. Os seus palpites ficaram distribuídos desta forma:
Assares (1) 10%
Freixiel (4) 40%
Roios (1) 10%
Sampaio (1) 10%
Valtorno (1) 10%
Vilas Boas (2) 20%
Embora a tendência tenha seguido na direção certa, não ultrapassou os 40%! Há que continuar a estar atento ao blogue, para ir conhecendo aos poucos os povoados que integram o concelho de Vila Flor.
O desafio que se segue, em janeiro de 2012, representa mais uma aldeia. Desta vez não é sede de freguesia. É uma vista que muitos dos habitantes do concelho já viram, falta saber é se estavam atentos o suficiente para se lembrarem dela.
A freguesia pertence a aldeia mostrada na fotografia?
Participem, indicando o vosso palpite, até ao fim do mês de janeiro, na margem direita do blogue.

Sem comentários: