31 julho 2012

Freguesia Mistério n.º60

Durante o mês de maio decorreu a votação na Freguesia Mistério n.º 59.
É claro que é muito mais fácil "conhecer" os monumentos de Paris ou Barcelona, do que conhecer os pequenos nadas das freguesias vizinhas, mas também estes têm "o direito" de aparecerem na Internet. Nos dias de hoje tudo se divulga, talvez por ser efémero. Só não é efémero na nossa cabeça, quando tem significado, quando é recordado.
O "mistério" era representado por um rochedo, não um rochedo qualquer, mas um dos mais "conhecidos" do concelho, ou pelos menos a sua lenda. Chama-se, ou melhor chamam-se, os "mal casados", e podem ser vistos nos limites da aldeia e do termo de Carvalho de Egas.
Como o nome indica, a história não é feliz. O romance de amor termina em frieza, em duas figuras curvadas de costas voltadas, numa indiferença eterna. Quer quiser ler a lenda completa pode fazê-lo no blogue do amigo Jofre Alves, aqui.
Como a Junta de Freguesia fez um arranjo no local, aconselho uma visita, quem sabe alguns namorados em passeio pelo local não quebram o encanto e casal de se volta a olhar nos olhos.
Já por várias vezes referenciei as rochas erradamente. Há outras rochas ou pouco distantes destas, também duas, ou talvez uma fraturada a meio, parecendo o positivo e o negativo. Não sei se são conhecidas por "Penedo Macho", mas os "verdadeiros "Mal Casados" são os que constam nesta fotografia (foi-me confirmado por habitantes de Carvalho de Egas).
Participaram neste desafio 17 pessoas, que dividiram os seus palpites na seguinte proporção:
Candoso (3)      18%
Carvalho de Egas (6)      35%
Freixiel (2)      12%
Samões (1)      6%
Seixos de Manhoses (2)     12%
Vilas Boas (3)       18%
 Como se vê Carvalho de Egas teve mais palpites, embora apenas tenha conseguido 35% dos palpites. O local é de fácil acesso e está limpo de mato. É visível da estrada, logo à saída de Carvalho de Egas, pela estrada que leva a Santa Cecília. Visitem-no.
O desfio de junho foi o de saber onde se encontra uma placa de azulejo com uma determinada quadra. É, possivelmente um local onde muito pouca gente esteve, mas de que eu já falei no blogue. Uma consulta a "viagens" de anos anteriores daria a resposta certa. Veremos em que sentido foram os palpites.

Sem comentários: