05 julho 2012

Flor do Mês - Maio de 2012

 Maio já lá vai há algum tempo, mas ficou por selecionar a flor representativa desse mês. Não foram muitas as saídas, mas não é necessário procurar muito para esbarrar com carradas de flores, todas elas vistosas e dignas de representar bem o mês e a região.
No seguimento da escolha do mês de abril, optei por mais uma espécie da família Cistaceae (Ordem: Malvales). Contrariamente ao flor do mês anterior, do género cistus, talvez mais conhecido entre nós, esta espécie pertence ao género halimium  e é conhecida pelo nome vulgar de sargaço ou sargaço-moiro (Halimium lasianthum).
Trata-se de uma espécie que habita terrenos ácidos e pobres, incultos, muitas vezes sob pinhais, mas também são frequentes sob eucaliptos, na Quinta do Caniço.
Existem na parte norte da Península Ibérica e no sul de França; têm flores amarelas com 5 pétalas e são de folha persistente.
Quer o género cistus quer o halimium são cultivadas e vendidas como plantas decorativas, de jardim, sendo muito pouco exigentes e apresentando flores de cores vivas, embora de curta duração. Tirando a utilização decorativa, desprezada entre nós, não conheço mais nenhuma utilização desta espécie.
As fotografias  apresentadas foram tiradas junto às Capelinhas, em Vila Flor a 6 de maio de 2012.

Outras Flores de maio:

Sem comentários: