04 julho 2012

Crismas em Vila Flor

No dia 1 de julho celebrou-se na igreja matriz de Vila Flor a cerimónia da Confirmação, mais conhecida pelo nome de Crisma. Neste sacramente, um bispo unge com óleo o crismando, invocando o Espírito Santo. A idade em que que se é crismado depende da região, sendo logo após o batismo, em certas regiões, até à entrada na idade adulta, como é comum entre nós.
Foram 42 os crismandos, alguns deles vindos do concelho de Carrazeda de Ansiães.
Para esta cerimónia o Bispo da diocese de Miranda-Bragança, José Cordeiro, deslocar-se a Vila Flor.
A cerimónia foi revestida de um certo requinte, com grupo coral, acompanhamento musical nalguns cânticos e decoração mais cuidada da igreja.
 Também digna de realce foi a decoração feita na frente da igreja com um lindíssimo tapete de flores e musgo. Este belo e laborioso desenho veio mostrar que, apesar de não se manter a tradição das passadeiras de flores típicas da festa do Corpo de Deus, quando alguém se empenha, é possível fazer e fazer bem.
Parabéns a todos os que se empenharam na celebração, a todos os que participaram na Eucaristia e uma palavra de apreço aos 42 jovens e adultos que receberam o Crisma. Este sacramente incute-lhe mais responsabilidade na comunidade cristã. Espero que não se esqueçam disso.

1 comentário:

Transmontana disse...

Bom dia, Aníbal!

Eu tive o privilégio de assistir à cerimónia da Confirmação ou Crisma, em Vila Flor. Confesso que fiquei admirada com a beleza com que resultou! Sendo uma cerimónia que envolvia tanta gente, decorreu sem o mínimo percalço. Vila Flor está de parabéns, e todas as pessoas que se empenharam, com sacrifício , às vezes, da sua vida pessoal e familiar, pois não houve nada, menos bom, que se lhes pudesse apontar.
O tapete estava lindo e foi feito com muito carinho, pois, só assim, podia ter resultado uma obra humana, tão perfeita!
O nosso pároco está de parabéns porque, no fundo, ele foi o mentor de toda a obra, não se esquecendo até, do registo fotográfico que, depois, partilhou connosco, no seu blog!
Gostei muito de ouvir o nosso Bispo, pessoa tão jovem, num cargo tão elevado e de tanta resposabilidade! Muitas qualidades lhe devem ter encontrado, para o colocar nesta missão de Pastor das almas de Miranda-Bragança!!!

Um dia feliz para si e toda a linda família com que Deus o premiou!
Anita