12 janeiro 2007

Freixiel 3

Ao longo do dia de hoje conversei com algumas pessoas de Freixiel tentando compreender e clarificar algumas coisas que vi ontem nessa aldeia. Muitas vezes, o visitante, vê coisas que os habitantes na rotina do dia a dia não se apercebem ou não ligam importância.
Uma das coisas que me chamou a atenção foi a escultura da fotografia ao lado. Encontra-se embutida numa parede recente, mas parece ter sido achada numa zona onde se pensa existir um castro, bem próxima da aldeia. Acontece que, quando a vi, pareceu-me ver com clareza o que representava. Depois de falar com alguns residentes, fiquei baralhado! Não tinham a mesma ideia que eu!

O que é que representa? Quem sabe mais sobre esta "pedra", que nos possa ajudar?

Nota: tenho tido algum problemas na actualização/manutenção do blog. Espero que estas dificuldades técnicas desapareçam rapidamente.

3 comentários:

Different disse...

Penso que se trata de um berrão, escultura talhada na pedra típica desta região. Há um em ponto grande no Museu, juntamente com um pequeno dossier sobre o assunto. O berrão poderá simbolizar diversas coisas, como fertilidade ou boa sorte. Mas o melhor é dar um salto ao museu e pedir a pasta de Freixiel. Pode ser que já esteja documentado. Nem sempre as memórias do povo são hisórica e cientificamente correctas. Bons passeios e boas fotos.

At Ento/ViverParambos disse...

A Opinião anterior, Different, é pertinente, mas à vista desarmada parece, podia até, ser "um bico, ou boca" de uma fonte?!
E Freixiel tem mesmo muito para mostrar, e desvendar,para além da Forca, com está visto.
saudações
At Ento

Anónimo disse...

Olá!
Lamento, mas não posso ajudar... bem que gostava!
Forte abraço!
EL