18 março 2007

Aldeias Vivas – Freixiel


No dia 18 de Março de 2007 realizaram-se em Freixiel um conjunto de actividades dinamizadas no âmbito do programa Aldeias Vivas. Este programa enquadra-se na linha de intervenção "Acções Integradas de Base Territorial – Empregabilidade", da medida 2.5, concretamente na AIBT do Douro - Eixo 2 - Programa Operacional do Norte, sob a coordenação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região do Norte.
A intervenção contemplada por este Programa inscreve-se no Eixo Prioritário referente às Pequenas Iniciativas Empresariais que pretendem complementar os projectos FEDER apoiados no âmbito das Medidas 2.1 a 2.4 designadamente os relacionados com as Aldeias Vinhateiras e as Portas da Terra Quente. Encontram-se integradas neste projecto duas freguesias do concelho de Vila Flor, Vilas Boas e Freixiel.
Pelas 10 horas da manhã foi aberta oficialmente a “I – Feira de Gastronomia, Artesanato e Produtos Regionais de Freixiel”. Foram montadas algumas barracas junto ao Pelourinho onde estiveram em exposição e venda um conjunto de produtos regionais e artesanato feito em Freixiel.
Numa das barraquinhas eram apresentados trabalhos em ponto de Arraiolos (tapetes, almofadas e quadros), rendas e bordados, trabalhos em ponto cruz, realizados na vertente “Comunidade Aprendente” do projecto Aldeias Vivas. Todos trabalhos realizados com grande sentido estético e mestria.
Noutra barraquinha estavam expostos produtos da terra e gastronómicos. Azeite, figos secos, nozes, azeitonas, feijão pequeno, queijo, linguiças, alheiras, económicos, rosquilhas, folares, azeite vinhos e licores.
Podiam também ser admiradas esculturas feitas em várias variedades de madeira representando essencialmente motivos religiosos. Um bonito presépio esculpido em oliveira chamava a atenção de toda a gente.
Depois de almoço, o espaço foi-se enchendo preparando-se para o tão esperado retorno do Grupo de Cantares de Freixiel. Começaram a surgir das ruas pessoas com trajes tradicionais acrescentando mais colorido à festa enquanto se ouvia no sistema de som montado na Junta de Freguesia “Hoje há festa na aldeia, vais ter que arranjar par…”.
O grupo de cantares organizou-se à entrada da aldeia (perto da igreja matriz) e fez o aparecimento no Largo do Pelourinho, onde foram recebidos com entusiasmo. Além de cantarem, fizeram uma pequena exibição de dança (dois pares) tentando acender de novo a chama que permita reactivar o Rancho Folclórico “adormecido” há quase 20 anos.
Seguiram-se os Jogos Tradicionais, com a pequenada a mostrar grande adesão.
Ao final da tarde foi tempo de futebol feminino. Toda a gente se deslocou para a entrada da aldeia para ver o encontro de futebol de cinco entre Freixiel e Zedes. A animação foi grande, com adeptos a apoiarem as duas equipas que se entregaram na disputa da bola e dos golos.
Durante a manhã foi também feito o lançamento da Pagina Web de Freixiel.
Foram muitos os que se deslocaram a Freixiel para assistirem a esta pequena festa. Sentiu-se Vida na aldeia e seria bom que iniciativas deste género se repetissem em Freixiel e noutras aldeia.
Estão de parabéns os organizadores e a população de Freixiel que recebeu e encantou quem os quis visitar.


Ó Freixiel
Ó Freixiel terra linda onde eu nasci
Outra assim igual tão linda eu nunca vi
O meu coração s’tá nesta canção
Vai nela o amor qu’eu sinto por ti.

No meio da Rua Grande está um laço d’algodão
Todos passam e não caem só eu caí na prisão.
O meu coração está nesta canção
Vai nela o amor qu’eu sinto por ti.

O Pelourinho da Praça deita bandeiras de luto
Os rapazes emigram, raparigas choram muito.
O meu coração está nesta canção
Vai nela o amor qu’eu sinto por ti.

(uma das canções cantadas pelo Grupo de Cantares de Freixiel)

4 comentários:

Anónimo disse...

olá professor, está bom?sou a sra.do arroz doce da festa de freixiel, lembra-se?é só para lhe dar os parabéns pela divulgação que faz da nossa aldeia, bem haja por tudo e continuação de muitas e boas aventuras.

Anónimo disse...

Olá!
- Dei mais uma vista-de-olhos: todos de parabéns! É justo enaltecer o "trabalho" de cada um, pois estão todos (os trabalhos) de se lhe "tirar o chapéu"!!!
- E viva a alegria!!!
- E que bem que estão os que posam!!!
Abraço
EL

Anónimo disse...

Olaá. :)
Gostei bastante de ver o Nosso Grupinho nas fotos! estamos divinais. Hehe :D
Esperamos que o grupo continue a melhorar cada vez mais para, quem sabe, um dia estarmos realmente entre os melhores.
Uma beijoca de um dos elementos do Nosso Rancho

Tânia Gonçalves

Anónimo disse...

Não sei como,deparei com estes trabalhos sobre Freixiel, terra que me viu nascer e da qual sinto muitas saudades.
Como são lindos os lugares por onde passou!!!...
Na semana passada fui lá almoçar, e visitei alguns desses lugares. Que saudades, Deus meu!!!...
Cumprimentos
Anita