12 dezembro 2008

Flor do Mês - Novembro de 08

Com a chegada do frio (até já veio a neve!), as flores silvestres começam a ser cada vez mais raras. Mais raras não quer dizer mais feias, ou menos coloridas. Escolhi para o mês de Novembro a flor do Medronheiro (Arbutus unedo). Este bonito arbusto de folhas persistentes, verdes e lustrosas, tem muitos atractivos. Tem frutos saborosos de tons variados conforme o estado de maturação, terminando num vermelho vivo tão ao estilo das cores nacionais e natalícias. Em simultâneo, apresenta também flores. A floração acontece de Outubro a Fevereiro. As flores são hermafroditas, brancas com matizes verde ou rosa, formam inflorescências em panículas pendentes (cachos pendentes).
Além de os frutos serem muito apreciados (fiz no ano passado um bom licor de medronhos), é um arbusto bastante apreciado como planta ornamental pelo conjunto de cores das folhas, flores e frutos.
No concelho de Vila Flor é possível encontrar medronheiros em bastantes locais. Aqui ficam alguns: Serra do Facho; Serra do Faro; estrada da Ribeirinha; Meireles (junto á estrada); entre o Arco e o Nabo; Gavião; Alto da Caroça, etc.
Nota: aceito indicações para a flor do mês de Dezembro.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bela composição!!!
Flores lindas, lindas, as do medronheiro!!!
Parabéns pela escolha e pelo trabalho!!!...
Cumprimentos
Anita

Alexandrina Areias disse...

Adoro medronhos!!! E o licor também é saboroso, para os apreciadores é claro...
Quanto a flores para o mês de Dezembro... talvez, camélias... que começam agora a florir aqui pelos nossos lados... mas vou tentar pensar numa flor silvestre e depois direi alguma coisa, caso encontre uma que lhe possa indicar...
Abraço,

AA