Dia 24 de Agosto é feriado municipal em Vila Flor e, também por isso, a população das diferentes freguesias deslocou-se em massa para a sede de concelho, onde também puderam visitar a IX TerraFlor, Feira de Produtos e Sabores do concelho de Vila Flor. Isto é, não esquecendo a fé, que também é um dos motivos porque muita gente se desloca a estas festas. S. Bartolomeu é o patrono da vila e os crentes do concelho têm-lhe muita devoção.
A cerimónias religiosas iniciaram-se com a celebração da Eucaristia às onze horas e terminaram com a realização da procissão que teve lugar às seis da tarde.Integraram a majestosa procissão um vasto conjunto de andores ricamente enfeitados com flores naturais as imagens mais significativas da igreja matriz da vila e da igreja da Misericórdia, mas também outras que mais raramente são vistas pela população. É o caso de Nossa Senhora da Lapa, S. Sabastião, S. Luzia e Nossa Senhora da Encarnação.
A Banda Filarmónica da ACR de Vila Flor marcou o ritmo e a procissão percorreu as principais ruas da vila que estavam apinhadas de gente.
À noite houve animação musical com as atuações do Grupo de Música Tradicional da ACR Vila Flor e do Grupo Musical Norte Música.
Para terminar o dia das festas de S. Bartolomeu, realizou-se um grande espetáculo de fogo de artifício à meia noite.
2 comentários:
Meritório trabalho. A crença religiosa de um povo bem patente pelas imagens que nos mostra. Um povo que ama a Deus e tem nestas manifestações de religiosidade a forma pura de o demonstrar. É Vila Flor no seu todo, que faz emergir até si, um concelho, uma região que acredita convicta dos porquês da nossa existência. Todos os Vilaflorenses devem sentir-se orgulhosos apesar das contrariedades em que vivemos. Grato pelo seu precioso trabalho.
magnífico trabalho professor!
realmente foi uma procissão muito linda!!! sempre que me é possível, vou vê-la.
boa noite!
Enviar um comentário