Continuação de: Gala Cantar dos Reis 2009 (2)
O terceiro grupo a actuar na Gala de "Cantar dos Reis" representava a escola de música Zecthoven. Quase duas dezenas de jovens tocaram, cantaram e interpretaram algumas cenas do viver de outros tempos. Fizeram-se acompanhar de alguns objectos tradicionais como aros e uma froncela, um crivo, uma panela de ferro, ferro de passar a brasas e várias vasilhas.
Era grande o leque de instrumentos que tocaram, desde a bateria à guitarra eléctrica, passando por cavaquinhos, violas, pandeiretas, etc.
A presença das crianças, muitas trajando vestuário a que estão muito pouco habituados, é um bom indício de que a tradição não se perde nos próximos anos. Também é interessante verificar que este grupo tem "engrossado" de ano para ano.
Interpretaram a tão conhecida canção de Zeca Afonso, Natal dos Simples e Vimos dar as Boas Festas. O professor de música Zé Cordeiro, coordenou e dirigiu todo o grupo.
Vimos dar as Boas Festas
Vimos dar as Boas Festas
Boas Festas vimos dar
Que nasceu o Deus Menino
Nas palhinhas ao luar
Boas Festas, Boas Festas
Aqui haja neste dia
Já Nasceu o Deus Menino
Filho da Virgem Maria
Ò que família tão pura
Nós viemos encontrar
Tenha a bênção do menino
Que nasceu para nos salvar.
Ficamos agradecidos
Pela nossa gentileza
Boa tarde até ao ano
Voltaremos com certeza.
Andamos de casa em casa
Por atalhos e caminhos
Os corações sempre em brasa
Como outrora os pastorinhos.
Continua: Gala Cantar dos Reis 2009 (4)
2 comentários:
Bom dia, primeiro queria dar os parabens ao Prof. Anibal pelo excelente trabalho que tem feito para divulgar Vila Flor e o que se passa no nosso concelho. Depois queria dar os meus sinceros parabens ao Prof. José Cordeiro e aos seus alunos pela excelente actuaçao que tiveram nesta gala dos reis. Tem sido um trabalho bastante bom com estes jovens músicos.
Parabens.
José Queijo
Foi com muita alegria e orgulho, que vi actuar neste espectáculo, as crianças e jovens...pois são eles os mensageiros da nossa cultura e das nossas tradições...o olhar ternurento, a capacidade de concentração e o empenho fizeram encher de "lágrimas de alegria" todos aqueles que se encontravam naquela sala...a mim...encantou-me...a alma transmontana...a pureza das gentes que mesmo "abandonadas" por tantos, são capazes de transmitir, por gestos e emoções que um futuro risonho nos espera...Um obrigada ao "mestre" José Cordeiro e a si por me premitir deixar estas simples, mas sentidas palavras...pois sem o seu valioso contributo para a nossa terra, não seria possivel!!! Continue a fazer com que a cultura seja "palpável e atingivel" a todos!!! bem haja...
Enviar um comentário