04 janeiro 2009

Gala Cantar dos Reis 2009 (4)

Continuação de: Gala Cantar dos Reis 2009 (3)

A gala de "Cantar dos Reis" 2009 continuou com a actuação de um grupo que representava Vale Frechoso. Esta aldeia tem aderido, ano após ano, a esta iniciativa. Neste não apresentou qualquer suporte instrumental, mas a afinação com que cantaram, fez esquecer essa lacuna.
Começaram por cantar "Um pastor vindo de longe".

Um Pastor vindo de longe

I
Um pastor vindo de longe
À nossa porta bateu
Trouxe recados que dizem
O Deus menino nasceu

II
Este recado tivemos
Já meia-noite seria
Estrelas do céu lá vamos
Dar parabéns a Maria

III
Vamos ter com os mais pastores
Não se percam no caminho
Vamos todos e depressa
Visitar o Deus Menino

IV
Ai, que formoso menino
Ai, que tanta graça tem
Ai, que tanto se parece
Com sua Senhora Mãe.

V
Entrai pastores, entrai
Por este portal sagrado
Vinde adorar o menino
Numas palhinhas deitado

VI
Pastorinhos do deserto
Todos correm para o ver
Trazem mil e um presentes
Para o menino comer

VII
Ó meu Menino Jesus
Convosco é que eu estou bem
Nada deste mundo quero
Nada me parece bem

VIII
Alegrem-se céu e terra
Cantemos com alegria
Já nasceu o Deus Menino
Filho da Virgem Maria

IX
Deus menino já nasceu
Nadai ver o Rei dos Reis
Ele é quem governa o céu
Quer que vós o adoreis

X
Ah meu menino Jesus
Que lindo amor-perfeito
Se vem muito cansadinho
Vem descansar em meu peito

XI
Vamos dar a despedida
Pró ano cá estaremos
Podem contar connosco
Convosco nós contaremos.

Finalizaram a sua contribuição com Cantar os Reis.

I
Ainda agora aqui cheguei
Pus o pé nesta escada
Logo o meu coração disse
Aqui mora gente honrada

II
Aqui vêem os três reizinhos
Quatro ou cinco ou seis
Se os senhores nos dão licença
Vimos-lhes cantar os reis

III
Os três reis do Oriente
Já chegaram a Belém
Visitar o Deus Menino
Que Nossa Senhora tem

IV
O menino já no berço
Coberto c’o cobertor
Os Anjos estão cantando
Louvado seja o Senhor

V
O Senhor por ser Senhor
Nasceu nos tristes palheiros
Deixou cravos deixou rosas
Deixou lindos travesseiros

VI
Também deixou a abelhinha
Abelhinha com seu mel
Para fazer um docinho
Ao divino Emanuel

VII
Se nos querem dar os reis
Não se estejam demorar
Nós somos de muito longe
Temos jornada p’r' andar

VII
Despedida, despedida
Dá a cereja ao ramo
Boa noite meus senhores
Queira Deus que de hoje a um ano

Continua: Gala Cantar dos Reis 2009 (5)

Sem comentários: