31 julho 2009

Flor do Mês - Julho 2009

O Verão faz as delícias de muita gente, mas, para um “caçador” de flores, esta é uma estação para esquecer. Tenho fotografado muitas plantas em flor, em largos passeio a pé, que faço por várias aldeias do concelho, mas, são muitas vezes exemplares quase únicos ou pouco representativos. A ideia é que - a Flor do Mês - seja um símbolo do mês.
A escolha para mês de Julho de 2009 recaiu na planta conhecida como Fel-da-terra. Comecei a vê-la em flor já há algum tempo atrás, mas encontrei este mês um grande espaço cheio delas perto da Fonte do Olmo.O Fel-da-terra é conhecido por vários outros nomes (erva-da-febre; erva-de-chiron; erva-do-centauro; quenta-febre; Centáurea-comum; Centáurea-menor, etc.) e tem como nome científico Centaurium erythraea Rafn. Tal como noutros seres vivos, o nome científico revela-nos algumas particularidades, mas, no caso do fel-da-terra empurra-nos para uma aventura fascinante na mitologia grega. A palavra Centaurium (de centauro) e erva-de-chiron (Quíron) levam-nos à procura do centauro Quíron, metade homem metade cavalo, meio-irmão de Zeus, Posídon e Hades, caçador, conhecedor de música, de plantas medicinais, de cirurgia e de outros conhecimentos práticos prezados pelos antigos. Como profundo conhecedor do poder das plantas, é bem possível que o centauro usasse o puder curativo do fel-da-terra. A segunda palavra do nome (erythraea) lembra a Eritreia, jovem país no norte de África, junto à Etiópia.
A planta é praticamente invisível até ao momento em que lança uma haste floral com as suas bonitas flores rosa. A floração dá-se entre Abril e Setembro. É abundante em matos e terrenos incultos, mas também o encontro frequentemente em olivais e amendoais.
Esta planta é uma planta medicinal muito conhecida e procurada. É usada a planta inteira, depois de arrancada e seca. A lista de utilizações é enorme: estimula o fígado e vesícula biliar, aumenta o fluxo biliar, melhorando o apetite e a digestão; os sucos amargos excitam as terminações nervosas das papilas gustativas da língua, o que provoca, por acção reflexa, um aumento da secreção gástrica; é usado internamente para dispepsia, reclamações do fígado e da bexiga biliar, hepatite, icterícia, anorexia, síndrome pós-viral, falta de apetite na convalescença e enfermidades febris.
É mais uma pequena maravilha, que cresce livremente nos nossos campos e que muito poucos conhecem!

1 comentário:

Transmontana disse...

Linda e muito útil, segundo as suas informações!
Boa escolha!
Continue.
Cumprimentos
Anita