26 setembro 2009

Flor do Mês - Setembro de 2009

Em nenhum mês tive tanta dificuldade em arranjar a Flor do Mês como neste Setembro. As condições atmosféricas têm sido desfavoráveis ao desenvolvimento do reino das plantas. Em Vila Flor ainda não caíram umas gotas de água e a paisagem está desolada, sedenta, à espera que a chuva venha devolver a vida há muito tempo adormecida. O solução foi recorrer às fotografias em arquivo, pesquisando o mês de Setembro.
Há uma plante de que já falei várias vezes, abundante em praticamente todo o concelho, que floresce entre Agosto e Outubro, é a cebola-albarrã, cebola-do-mar ou cila (Urginea maritima L.) É muito abundante nos terrenos incultos e encostas rochosas de Vilas Boas, Vilarinho, Ribeirinha, Freixiel, mas também já a fotografei em Benlhevai e Vila Flor.
Pertence a uma família "recente" que se separou das liliaceas, que tem como membro muito conhecido o jacinto.
Tal como o nome deixa supor, o caule é um enorme bolbo muitas vezes maior do que as cebolas. Ao longo da linha do Tua tenho encontrado enormes cebolas "plantadas" sobre as rochas, completamente forra da terra, sustentando-se à custa de umas poucas raízes de a prendem e a alimentam. Estas cebolas estão em grupos numerosos.
As cebolas tem utilização medicinal, sendo conhecidas há milhares de anos, mas a sua utilização deve ser cuidadosa dado que possuem grande toxicidade.
Na cebola-albarrã foram apuradas várias propriedades medicinais, nomeadamente nos seguintes domínios: Usos internos: circulação sanguínea, diurética, bactericida, digestiva, tónica cardíaca, asma, bronquite; Usos externos: picadas de insectos, verrugas, loções capilares e frieiras. O seu bolbo é utilizado pela industria farmacêutica para criação de diversos medicamento mas a utilização na medicina caseira pode causar grandes problemas e mesmo a morte.

Sem comentários: