15 setembro 2009

Passeios de Verão (1)

Este Verão também foi caracterizado por algumas caminhadas pelo concelho de Vila Flor. Não muito longas, porque o calor foi muito. Uma dessas caminhadas aconteceu no dia 29 de Julho e levou-me ao Santuário de S. Cecília.
Pretendia encontrar exemplares representativos para a Flor do Mês, mas fiz quase todo o percurso sem encontrar flores dignas de serem referenciadas. As rochas, pelo contrário, são dignas de atenção em toda a área que percorri nas freguesias de Vila Flor, Samões, Carvalho de Egas e Seixo de Manhoses.
O caminho é bem conhecido meu e não têm dele faltado fotografias aqui no blogue. Prestei especial atenção às 3 alminhas que é possível encontrar, tendo como objectivo, um dia destes, falar delas em pormenor.
Junto ao marco geodésico em Carvalho de Egas está a construir-se um enorme estaleiro. Penso que se destinará a uma britadeira, dado que a pedreira é ali perto. Foram arrancadas algumas amendoeiras de um pomar daqueles que devem ter sido plantados à custa de CEE.
Procurei encontrar as fragas a que chamam “mal casados”. É como procurar uma agulha num palheiro, visto que nunca vi sequer uma fotografia dessas tão “conhecidas” figuras. Há muitas rochas aos pares, mas não é possível ver se estão de “más relações”.
Cheguei à Santa Cecília pelas 7 da tarde, já com poucas possibilidades de conseguir ir mais longe. Regressei por uma caminho diferente que desce em direcção ao Seixo mas que depois se desvia para a Barragem do Peneireiro.
Soube que há um caminho bastante antigo desde o Santuário até ao Seixo. É um estreito carreiro, pelo que dizem. Vou tentar explorá-lo numa próxima oportunidade.
No caminho de regresso, já com o tempo mais fresco, ainda consegui ver alguns coelhos selvagens, coisa rara nos dias de hoje.
Todo o percurso é agradável, sem grandes subidas e feito por caminhos facilmente percorríveis a pé, em bicicleta ou num veículo todo o terreno, só é muito triste encontrar-se lixo, e muito, em vários locais. Aqui está uma boa preocupação para as Juntas de Freguesia e Associações que existem nas diferentes aldeias.

Percurso para descarregar para GPS

Sem comentários: