15 março 2008

Flor do Mês - Fevereiro 08

Seria impensável não escolher a flor da amendoeira (Prunus dulcis) para flor do mês de Fevereiro. Esta planta, e as suas flores, fazem as maravilhas de milhares de pessoas que procuram o Douro e o Nordeste Trasmontano para as admirarem.
As amendoeiras foram introduzidas na Europa pelos Gregos nos séculos V e VI a.C.. São plantas bastante rústicas que suportam os frios do Inverno e as geadas, embora este seja um dos principais problemas para os jovens frutos que vão começar agora a formar-se. Também são pouco exigentes em solos, crescendo nas encostas onde a profundidade do terreno é muito pequena, mas sobrevivendo à custa das suas raízes que se enterram profundamente no solo, mesmo por entre as pedras. Podemos distinguir as amendoeiras que produzem amêndoas doces (Prunus dulcis) e as que produzem amêndoas amargas (var. amara). O grão da amêndoa doce é muito usado em pastelaria, são bem conhecidas as amêndoas de Torre de Moncorvo, mas o grão das amêndoas amargas contém substâncias tóxicas. O óleo de amêndoas é também utilizado em cosmética e na medicina. É da variedade amarga se produz a conhecida bebida amêndoa amarga ou amarguinha, feita no Algarve.
A amendoeira pertence ao à família Rosaceae e ao género Prunus. São muitas as árvores de fruto pertencentes a esta família, que produzem flores igualmente bonitas. É o caso do pessegueiro e ameixeira. Para os mais curiosos, reparem na flor do morangueiro como é perecida com a da amendoeira, pertencem à mesma família!
A beleza das amendoeiras em flor pode ser admirada de longe, principalmente quando há um grupo de árvores completando um manto branco. Pessoalmente, gosto de me aproximar. Nem todas as flores são iguais, quer no tamanho, quer na cor, embora todas as flores da mesma árvore sejam semelhantes. Estou em crer que a cor das flores tem a ver com o porta-enxerto utilizado na produção de amendoeiras para plantar. Muitas vezes é utilizada a variedade amarga que é de todas a mais rústica. Também a amendoeira é usada como porta-enxerto de pessegueiro.
Com estas flores de amendoeira, despeço-me delas até ao próximo ano.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá
Lindas!!!! Lindas!!! Lindas!!!!
Abraço
Esmeralda