15 março 2009

Danças e Cantares de Vila Flor

Integrado no programa das Amendoeiras em Flor 2009, realizou-se a hoje a exibição de dois grupos folclóricos do concelho. A actuação aconteceu em frente à Câmara Municipal, em pleno terreiro. Apesar de não haver ninguém a controlar o trânsito e de os carros e autocarros estarem constantemente a passar, foram várias as centenas de pessoas que assistiram e aplaudiram com entusiasmo a evolução destes dois grupos.
O primeiro grupo Danças e Cantares de Vila Flor, mostrou o que melhor sabe dançar e guardou as novidades para as festas do Verão. "A minha saia velhinha" e "Cadeaço" são sempre um sucesso. A Dança das Fitas, em que as mesmas formam uma trança no mastro colocado no centro da roda, carrega consigo a riqueza de séculos de folclore. As letras são também muito interessantes, quase todas exclusivas do grupo.

Cadeaço

Refrão
Cadeaço lindo cadeaço
Não me aperte a mão
Que me estala o braço
Cadeaço eu cá vou andando
Cadeaço eu cá vou marchando

I
No alto daquela serra
Tem meu pai uma regada
De dia rega o sol
De noite a orvalhada.

Refrão

II
Capelinhas capelinhas
Lá no alto abrir em flor
Sois um cantinho do céu
Orgulho de Vila Flor

Refrão

1 comentário:

JORGE DELFIM disse...

Bem conseguidas estas filmagens dos ranchos, efeitos interessantes.
Também coloquei no meu blog uma pequena filmagem da actuação do Grupo Danças e Cantares de Vila Flor, além de uns postais com algumas fotografias que fiz. Não gosto muito de filmar com a maquina fotografica, por não dar para aproximar a imagem, só coloquei esta pequena filmagem no blog, apenas para dar a conhecer o Grupo de Danças e Cantares de Vila Flor e deliciar os visitantes do blog com as danças e cantares deste grupo. Tive pena não ter levado a minha camara de filmar, ai sim da gosto fazer umas filmagens e depois trabalha-las no computador.
Nos passeios pela Linha do Tua tem-me acompanhado sempre, tenho conseguido filmagens esplendidas.

Quanto ao que referes em relação não haver ninguém a controlar o trânsito, achei uma falta de organização em relação a esse aspecto, pois o trânsito não deveria circular no local onde decorria a actuação dos ranchos, isto é a minha opinião.

Jorge Delfim