17 março 2009

Ranchos folclóricos

Parece-me que a actuação dos ranchos folclóricos junto à Câmara Municipal, no programa das Amendoeiras em Flor, se dirige mais aos residentes do que aos turistas. A vila não tem um parque que permita estacionar autocarros, ficando os mesmos espalhados pelas ruas, desde o parque de estacionamento da Escola Secundária, até ao miradouro no alto da Senhora da Lapa. Mesmo assim, são muitos os admiradores dos dois ranchos folclóricos que existem no concelho e que encheram o espaço. São dois grupos completamente distintos, cada um com os seus trajes, músicas, canções e danças.

Os vídeos que coloquei no Blogue, apesar de fraca qualidade do som e imagem, despertaram o interesse de algumas centenas de pessoas. Assim, preparei mais alguns bocadinhos das actuações dos dois ranchos.
A Amendoeiras em Flor e a feira TerraFlor são os eventos em que é possível apreciar estes dois grupos. Também nos Santos Populares, tem havido algumas actuações, mas no ano que passou não houve organização.

Ainda não sei quando se vai realizar a III Feira de Gastronomia, Artesanato e Produtos Regionais, em Freixiel. Pode ser que este ano o grupo local tenha um outro grupo para o acompanhar na animação do Largo do Pelourinho.

5 comentários:

Anónimo disse...

Dois belos trabalhos sobre as festas da "amendoeira em flor"!!!
Parabéns, e obrigada por nos mostrar o que não pudemos ver ao vivo!!!
Cumprimentos
Anita

JORGE DELFIM disse...

A qualidade, não é o mais importante, mas sim a oportunidade proporcionada de se poder conhecer estes grupos atraves do blogue.

Parabéns por este magnífico trabalho.

Jorge Delfim

Anónimo disse...

olá professor!
só mesmo o sr.para nos mostrar o que se vai passando no nosso concelho,duma forma tão bonita!!!como natural de freixiel,mais uma vez lhe deixo aqui o meu bem haja,pela divulgãção que faz do nosso rancho.
continuação de óptimas descobertas!
cumprimentos.
fátima f.rosinha
18,março,2009

Anónimo disse...

Parabéns pelo video, fez-me lembrar a minha mocidade,quando eu mesmo participei com as mesmas cantigas.
Obrigado.

Anónimo disse...

ola bo tarde antes demais isso que aqui esta nao e rancho folclorico isto e dancar pimba trajado mas em relacao ao seu trabalho esta muito bom continue assim parabems professor e va dar uma voltinha para os lados de roios
um abraco e felicidades para o blog