15 março 2009

Rancho Folclórico de Freixiel

Também o Rancho Folclórico de Freixiel actuou esta tarde junto à Câmara Municipal. Com a sua habitual alegria, entregaram-se mais uma vez fazendo dançar as próprias pedras da calçada. Uma das características deste grupo renascido, é a de juntar várias gerações, muitas vezes da mesma família. Dos mais pequenos aos mais velhos, todos dançam com a mesma alegria e galhardia, representando a sua terra.
As letras são brejeiras e falam de simples histórias de amor:
O meu amor disse que vinha
Quando a lua viesse
A lua já vem lá baixo
Meu amor não aparece.

Troca o par ó larilolela
Vem cá tua minha Rosa Bela.


Ai o rancho de Freixiel
Ai é um rancho de alegria
Olha para mim e ri-te ó rico amor
És tua a minha Maria.

Ó Matilde sacode a saia
Ai ó José alevanta o braço
Deita o joelho em terra ai rico amor
Põe-te a pé dá-me um abraço.

Ai azeitona pequenina
Ai também vai para o lagar
Eu também sou pequenina rico amor
Mas sou firme no amar.

Sem comentários: