11 março 2009

Freguesia Mistério 25

Terminou no dia 28 de Fevereiro a votação na Freguesia Mistério n.º24. Houve 42 votos e desta vez ganhou a resposta certa. A capela em questão situa-se na freguesia de Benlhevai. Foi a 18 de Setembro de 2007 que visitei pela primeira vez as ruínas da capela de Nossa Senhora da Esperança. Num período de crise, nunca é demais pensar em esperança. Nessa altura a capela estava em muito mau estado, com as paredes a cair e o interior completamente invadido pela vegetação. A 19 de Janeiro de 2009, quando tirei a fotografia em questão, o aspecto tinha mudado bastante. Está tudo preparado para receber uma estrutura que suporte o telhado. Houve cuidado na utilização de materiais iguais aos originais sendo mesmo necessário mandar talhar algumas pedras em granito. Espero que a obra não termine por aqui, e que esta capela que tão grandes recordações traz a muita gente da aldeia, seja completamente recuperada.
A votação ficou distribuída da seguinte forma:
Assares (1) 2%
Benlhevai (9) 21%
Candoso (2) 5%
Freixiel (3) 7%
Lodões (4) 10%
Mourão (3) 7%
Nabo (6) 14%
Sampaio (1) 2%
Santa Comba de Vilariça (1) 2%
Seixos de Manhoses (4) 10%
Trindade (1) 2%
Valtorno (1) 2%
Vale Frechoso (1) 2%
Vilas Boas (5)
O novo desafio representa Nossa Senhora de Fátima e os pastorinhos. Penso que não é um arranjo muito recente, porque a primeira vez que o vi, foi em Janeiro de 2009. Para complicar as coisas, não se situa numa freguesia, mas sim numa anexa, que gosto muito de visitar.
Até ao dia 31 de Março todos podem avançar os palpites, ou então dar um longo passeio pelo concelho À Descoberta de belezas impensáveis.

1 comentário:

Anónimo disse...

A 1200 Km de distância fico feliz por ver que as coisas evoluem. Devo admitir que quando vi a fotografia julguei que o Sr. Anibal lhe tinha dado uns retoques (eliminando toda a vegetação), para a tornar mais bela.
Parabéns pelo seu trabalho e um GRANDE OBRIGADO por nos ajudar a matar as saudades que sentimos da nossa terra e das nossas gentes.
Lurdes Pereira (França)